10 de mar de 2008

Como se tornar um blogueiro

Basicamente blogueiro é a definição usada para se referir a alguém que escreve um blog. Mas ao contrário do que alguns acham, não basta simplesmente criar uma conta no blogger ou no wordpress.com e colocar um ou dois posts com os vídeos favoritos do youtube ou publicar a letra de suas músicas prediletas para poder ser considerado um blogueiro. Ser um blogueiro é muito mais que escrever em um blog; ser blogueiro é seguir um estilo de vida ( virtual), é ter um modo de pensar e fazer as coisas que o caracterizem como blogueiro.

Para ser um blogueiro você pode seguir os passos abaixo. Se conseguir segui-los a risca talvez possa ser considerado então um blogueiro.

1º passo:
Crie um blog e divulgue-o : isso pode parecer obvio; mas na verdade o importante neste primeiro passo não é o que está escrito no seu blog mas o fato de o seu blog estar na assinatura de todos os seus e-mails; participe de listas de discussão onde se discuta sobre blogs para poder ter mais e-mail's circulando entre pessoas que tenham tempo a perder lendo o que você escreve.

2º passo:
Crie um layout para seu blog: quando eu falo criar não quero dizer especificamente "criar", existem muitos sites que oferecem downloads de templates, certifique-se que você tem pelo menos inteligência o suficiente para baixar e colocar o template no seu blogger; passe para o próximo passo apenas depois de ter certeza que você não come sorvete pela testa. Não esqueça de fazer um post sobre as mudanças no visual do seu blog.

3º passo:
Abandone sua religião e passe apenas a seguir o único e verdadeiro Deus: o onipresente e onipotente Google.

4º passo:
Coloque o máximo de anúncios que o poderoso Google permitir em seu blog, não esqueça do ML , buscapé, UOL afiliados e tanto outros que oferecem dinheiro por babacas que tiveram o azar de cair no seu blog e clicaram no link de propaganda que você disfarçou no meio do texto achando que seriam direcionados para alguma informação útil. Jure até a morte que você escreve apenas por prazer, e que o jeito que você integra os seus anúncios e coloca suas keywords e apenas parte do estilo do seu blog.

5º passo:
Participe de todas as discussões com o máximo de ardor o possível mesmo que você não tenha certeza sobre o assunto da discussão. Quanto mais mirabolantes os argumentos melhor, mostra que você tem um estilo próprio; na dúvida peça ajuda ao poderoso Google.

6º passo:
Tenha um opinião sobre o Cardoso. Você não sabe quem é o Cardoso? Nem eu; mas tenha uma opinião sobre ele, boa ou ruim, não importa, apenas tenha.

7º passo:
Comece a maioria dos seus posts falando de e-mail's que você recebeu e deram inicio ao assunto do qual você vai tratar. Se você só recebe e-mail de propaganda do Mercado Livre e correntes da Samanta não se acanhe em inventar e-mail's; todos os blogueiros de verdade fazem isso.

8º passo:
Inclua livros copos no mesmo post. Isso dará a todos uma prova de como você é um ser excêntrico que merece ser lido.

9º passo:
Crie listas dos dez mais, dos dez menos, das dez coisas mais estranhas que já sairam do seu corpo ( ou das que entraram), não importa o assunto, apenas crie listas.

10º passo:
Se sinta um blogueiro. Reclame dos plagiadores que copiam seus textos e não citam a fonte, mesmo que ninguém leia seu blog reclame dos plagiadores. Fale de como a "blogosfera" brasileira sofre com constantes ataques de mídias tradicionais que invejam seu poder de comunicação em massa. Troque e-mail com outros blogueiros para poderem juntos definir o destino da blogosfera brasileira.

Eu, por enquanto, estou apenas no passo um. Sou meio devagar mesmo e por isso sou um blogueirinho. Quem sabe com empenho eu me torne um blogueiro famoso entre os outros blogueiros. Pena que blogueiro famoso é igual ganhador de premio principal em bingo, ninguém conhece mas todo mundo que não ganhou tem inveja.

5 comentários:

  1. excelente, de ponta à ponta; dei boas risadas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas, tem certeza vou ser um ótimo blogueiro.

    ResponderExcluir
  3. Acho,que se for só isso...dá pra encarar. Afinal de blogueiro e louco, todo mundo tem um pouco. KKK!_Fantástico, meu amigo, "blogueirinho"heim?

    ResponderExcluir
  4. Vc tem futuro! Escreve com objetividade, mas com um toque de humor.
    Parabéns!

    ResponderExcluir