30 de abr de 2008

Como ajudar a combater pseudo-hackers maus

Todos nós recebemos uma vez ou outra aqueles e-mail's nos pedindo para atualizar os nossos dados do internet banking, informando-nos que a nossa conta no Orkut será cancelada, ou prometendo fotos exclusivas da última garota que pousou na Playboy. Para que tem um minimo se conhecimento em internet e informatica fica fácil reconhecer a fraude, porem existem muitas pessoas que acham que internet é só Orkut e MSN ( além é claro da tradicional pornografia); essas pessoas são as maiores vitimas desses pseudo-hackers. Digo pseudo-hackers porque esse pessoal não é hacker de verdade, são só uns salafrarios que tem um conhecimento médio de informatica que é o suficiente para roubar senhas e informações dos menos privilegiados de conhecimentos em internet. Hoje recebi a seguinte mensagem.



É obvio que eu percebi na hora que era furada, ainda mais porque eu nunca tive conta na Caixa, mas muitos não tem esse nível de percepção. Como não havia praticado ainda minha boa ação do dia e motivado por bons exemplos , resolvi ser solidário e tentar evitar que pobres internautas mulinhas caíssem no golpe.

Eu acredito que a melhor maneira de você combater esses pseudo-hackers é denunciando ao servidor onde eles hospedaram os vírus o crime que está sendo cometido. Mas a pergunta é: como descobrir o servidor onde estão hospedados os vírus ou as paginas de phishing. É simples, basta você visitar o site Who Is Hosting This, digitar o endereço do link que você recebeu no e-mail e clicar em TELL ME que lhe será apresentado a informação de qual o nome do domínio em questão e quem o está hospedando; tem ainda um link para o site da empressa que hospeda; ai é só ter um pouco de boa vontade para entrar em contato com a empresa que fornece a hospedagem e informa-los do vírus encontrado em seus servidores. Desse modo você estará ajudando a tornar a internet segura para os internautas menos bem dotados de massa cinzenta(os mesmos que você preferiria que não tivessem acesso a internet).

7 comentários:

  1. Eu geralmente denuncio usando algum verificador de whois, via DNS, pegando os servidores DNS do domínio e verificando de qual empresa são...

    Afinal denunciar usando o WhoIsHostingThis vai levar a denúncia muitas vezes a um grande datacenter, e não ao servidor de hospedagem em si. Isso pode até prejudicar a empresa que hospeda o site, se o pessoal do datacenter pegar pesado com ela.

    O WhoIsHostingThis informa o servidor onde está o site, mas a denúncia deveria ser feita para a empresa que revende a hospedagem, já que muita gente revende :)

    Mas valeu a idéia, já uso isso há um bom tempo.

    Flw

    ResponderExcluir
  2. Valeu a idéia Marcos, não tinha pensado sobre a questão dessa forma, talvez o teu modo seja um pouco mais demorado e complicado mas não deixa de ser o mais correto.

    ResponderExcluir
  3. Eu redireciono a mensagem primeiro para a Polícia Federal → crime.internet@dpf.gov.br em seguida abro o menu de ajuda do firefox e clico em "Denunciar site como fraude" apontando para o link se for o caso e finalmente no botão responder do gmail clico em reportar phishing.

    ResponderExcluir
  4. nossa esses virus hein,passa no meu blog?
    http://revistamegabytes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa idéia também voyeg3r, o que falta no pessoal as vezes é um pouco de boa vontade para reportar espalhadores de vírus.

    ResponderExcluir
  6. Oi Teilor, você acredita que executei esse programa?

    É até engraçado, sou programador e cuido de um monte de servidores web e acabei executando esse programa.

    Até formatei minha máquina depois.
    Foi assim: cliquei no link e o executável baixou e aí minutos depois acabei clicando no programa e abriu a janela pedindo a senha, fiquei olhando e achei estranho, depois me toquei da situação ridícula, fiquei rindo e fui formatar minha máquina.

    Fiquei imaginando, cara, se eu fiz isso, imagina outras as pessoas!

    De imediato fui denunciar o servidor onde tava hospedado a backdoor pra evitar que usuários fossem roubado.

    No meu caso, foi falta de senso e fazer várias coisas ao mesmo tempo, a gente acaba clicando onde não deve.

    T+

    ResponderExcluir
  7. Prezados

    Tenho tido algumas dores de cabeça com meus pc,s , uso vista em uma maquina e xp em outra e em ambas supeito que haja virus , já reformatei a maq. e o problema continua , não entendo muito , mas sei que é um virus por que não consigo mudar de tipo de contas para padrão assim como outras configurações de segurança. peço ajuda a quem entende por favor!

    Att
    dub

    ResponderExcluir