23 de mai de 2008

Acesso (des)bloqueado

Estudo em uma faculdade com uma estrutura de TI bem razoável.
Temos bons computadores, bons equipamentos em nossos laboratórios e o acesso
aos recursos é simples e rápido para todos os acadêmicos. A estrutura de um
modo geral não é perfeita, mas percebo melhorias constantes.

Uma das principais reclamações dos estudantes sempre foram
as restrições de acesso a internet dos laboratórios. Por mais de uma vez foi impedido meu acesso a determinados sites porque eles estavam bloqueados, sites com conteúdo acadêmico inclusive. Já disse e repito, sou totalmente a favor do bloqueio a internet em instituições de ensino, temos muitos computadores para acesso livre, mas eles seriam poucos se o Orkut tivesse o acesso liberado. As salas estariam lotadas de miguxos que matariam aula pra conversar com seus outros miguxos pelo Orkut.


Nunca achei muito justo a arbitrariedade do bloqueio a internet. O domínio .blogspot.com, por exemplo estava completamente bloqueado. O blogger hospeda muito lixo mas, também hospeda muitos blogs de qualidade. Bloquear todo domínio blogspot.com é absurdamente descabido.

A umas duas semanas atrás havia percebido que o acesso ao YouTube tinha sido desbloqueado, fiquei realmente satisfeito pois acredito que o YouTube é uma fonte legitima de conteúdo. Além dos vídeos engraçados que tanto matam nosso tempo em dias tediosos, o YouTube também possui vídeos de palestras, demonstrações de produtos, trechos de programas interessantes e até mesmo vídeo-tutoriais.

Mas o que realmente me surpreendeu foi que ao acessar um domínio blogspot.com o blog também estava desbloqueado.A situação me passou despercebida num primeiro momento, pois estou acostumado a burlar o bloqueio ao acesso - sei que isso não é muito legal, mas o bloqueio me irrita as vezes - só depois de navegar um pouco pelo blog que percebi que tinha acesso sem fazer uso de minhas técnicas escusas de navegação na internet.

Aleluia! Finalmente um avanço na mentalidade, ou na consciência, do pessoal que controla o acesso a internet, pessoal que eu nem sei quem é, se soubesse enviaria um e-mail de agradecimento pelo menos. Meu principal motivo pra burlar o acesso era o bloqueio aos blogs hospedados no Blogger, eventualmente caia na tentação de acessar o Orkut nos laboratórios, (da ultima vez se formou um circulo ao redor de mim e eu nem percebi) ; prometo a partir de hoje não acessar mais o Orkut no ambiente da faculdade, quanto á burlar o acesso, vamos ver o que ainda está bloqueado pra depois fazermos promessas.

3 comentários:

  1. Em minha faculdade o orkut, msn, skype etc estão bloqueados. Tb concordo, pq senão, o povo só iria aos laboratórios para ler seus "scraps"...rsrs Por outro lado, o blogspot tá liberado ihuuuuu... Mto bacana teu blog. Abs.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Skype deveria ser liberado, afinal de contas você pode se conectar com um colega ou professor pra tirar dúvidas sobre seus estudos! -cof!-

    ResponderExcluir
  3. Será que os compuitadores de lá bloqueiam E:\?

    ResponderExcluir