9 de mai de 2008

Microsoft, Yahoo : correndo atrás do prejuizo

Depois de tanto bla bla bla, depois de blogueiros e imprensa especializada em tecnologia e internet se consumirem em hypes e projeções do futuro do Yahoo, a Microsoft parece ter desistido de vez de de ir as compras no enorme mercado das empresas de internet.

Sinceramente não tenho certeza do que aconteceu. Se a Microsoft resolveu não gastar o absurdo que o pessoal do Yahoo pretendia cobrar ou se a gigante do software se deu conta que ia perder mais do que ganhar com esta transação.

O que a Microsoft pretendia era ganhar força na internet, se precaver do futuro anunciado pelo Google onde as aplicações deixaram de ser desktop e viveremos conectados a servidores de internet nos provendo aplicações que provavelmente serão gratuitas em sua maioria. Obviamente toda essa estrutura necessitaria de dinheiro que viria principalmente da publicidade on-line. No fim das contas a única coisa que a Microsoft conseguiu foi desvalorizar o Yahoo no mercado de tecnologia como também conseguiu causar uma redução nos valor de suas próprias ações.

Depois de tanto escândalo ficou claro que a Microsoft não pretende fazer mais ofertas de compra pelo Yahoo, tendo inclusive anunciado que investirá mais pesado na sua própria plataforma on-line, o legalzinho mas não tão usado, conjunto de serviços Live.

Talvez o que a Microsoft não tenha percebido é que o seu principal concorrente, o Google, sempre priorizou a compra de empresas jovens porém inovadoras nos serviços em que prestavam, tendo sempre o foco na interação social e na interação multimídia. Como a caça á "baleia branca" da Microsoft não deu em nada fica incerto o futuro da computação pessoal. Ao meu ver quem ficou na pior depois de toda essa situação foi o Yahoo, que já vinha perdendo espaço no mercado e parece estar cada vez indo mais para baixo.


Exemplo de propaganda muito mau colocada

Um comentário:

  1. Opa! Valeu pelo comment! Seu blog também é muito bom, visito ele todos os dias! :D

    Aliás, adicionei um link no meu blog.

    Abraço e bom fim de semana!

    ResponderExcluir