23 de jun de 2008

Por que ninguém lê seu (meu) blog


Assino a lista de discussão blogosfera do Yahoo. Basicamente a lista é sobre blogs e sobre como esculhambar blogueiros iniciantes e usuários do blogger. Como eu sou um usuário do blogger e blogueiro iniciante e não quero ser duplamente esculhambado, costumo apenas acompanhar as discussões e raramente enviar mensagens para a lista. Além do que descobri uma lista só de usuários do blogger, a BlogspotBrasil, uma lista genial criada por alguém igualmente genial, o Usuário Compulsivo . Nesta lista o pessoal é muito mais agradável e estão sempre dispostos a ajudar iniciantes como eu.


Listas de discussão são muito importantes para blogueiros, pois é onde se entra em contato com pessoas que tem spammerconhecimentos que podem ser de grande utilidade, você pode até não encontrar no Google exatamente aquilo que procura - provavelmente porque você não procurou direito pois todos sabemos e assumimos que o Google é a verdade absoluta - mas com certeza, na lista de discussão alguém vai te dar uma resposta ou te passar um link com a solução do seu problema blogalistico.

Infelizmente as listas de discussão muitas vezes são atacadas por uma raça que veio ao mundo para denegrir os blogs e poluir a Internet ainda mais: são os Spam Blogger's. Basicamente spam blogger's são "miguxos" e "manos" do Orkut digi-evoluidos que ganharam a capacidade de compreender como funciona a plataforma blogger e acreditam que podem criar blogs fofuxos para seus miguxos ou que podem enriquecer com o adsense, porque ouviram falar que o existem pessoas que ganham a vida só dos seus blogs.


É claro que existem também blogueiros iniciantes (oiiiii!!!) que apenas não conhecem bem o mundo dos blogs e acabam cometendo erros, principalmente de etiquetas por causa de sua ignorância. Quando comecei a escrever um blog eu não tinha a menor idéia do quão errado e mal-educado era copiar conteúdo alheio sem pedir permissão e sem colocar um link para a fonte original. Para blogueiros mais experientes pode ser a coisa mais óbvia do mundo que não se pode sair por aí copiando qualquer texto que você encontra pela internet e acha legal, sem pedir autorização ao seu autor ou sem se informar se você pode realmente fazê-lo, mas para quem não entende muito do assunto, copyright não quer dizer nada.



Muitos blogueiros famosos já estão carecas e pescoçudos de explicar o porque dos blogs dos iniciantes e dos spam-blogger's não fazerem sucesso, mas do que adianta explicar se os leitores em potencial desse tipo de texto não o lêem. Mas acreditando sempre que por menos conhecido que você seja, alguém pode vir a ler o seu blog eu resolvi compilar minha própria lista de motivos por que ninguém lê seu blog (e o meu também).

Motivo 1: Você não sabe escrever em um blog...
... escrever de forma descente é o minimo que se deve saber para que alguém leia o seu blog. Não precisa escrever de forma super culta e nem nas normas da ABNT, mas miguxês e erros de gramatica só vão afastar os possíveis leitores do seu blog.


Motivo 2:Você criou um blog só para ganhar dinheiro...
... pode esquecer amigo. Criar um blog com o único intuito de ganhar dinheiro não vai te levar a lugar nenhum. Pra ter dinheiro você tem que ter visitantes que sejam, de preferência paraquedistas dos mecanismos de pesquisa e pra ter visitantes desse tipo, você tem que ter muitos links que apontem para seu blog. Se você não sabe escrever ou não tem nada de interessante para oferecer ninguém vai te linkar.


Motivo 3:Você acredita em "parcerias"...
... parceria de verdade é quando duas pessoas se unem por afinidade ou para alcançar algum objetivo em comum. Vejo muito blogueiros correndo atrás de parcerias, pedindo links e tal para mim sem nunca ter lido meu blog. Sinto dizer mas parcerias neste estilo não retornam muitas visitas, e pior, se você fizer parcerias com algum site duvidoso, que poderá ser punido nas buscas pelo Google, existe uma boa chance de você ser punido também. Esqueça as parcerias e invista em social bookmarking e em escrever bons posts, é claro.


Motivo 4:Você copia conteúdo...
... o Google tem o simples objetivo de mostrar os resultados mais relevantes para quem usa sua busca. Se você copia conteúdo terá que competir com a fonte de conteúdo original pelos termos pesquisados e com os outros copiadores de conteúdo, é bem provável que você perca nesta disputa; inclusive o Google pune conteúdo duplicado. Mas o pior de tudo é que a blogosfera pode vir com tudo pra cima de você, e eu não estou falando de coisas boas.


Motivo 5: Você é um spammer...
...acha que vai conseguir visitantes, apoiadores, parceiros ou seja lá o que você quer nessa sua vida medíocre fazendo spam em listas de discussão, fóruns e comentários em outros blogs. Novamente sinto muito em lhe informar que comentários do tipo "Legal, visita meu blog" só vão atrair perdedores como você. Não mendigue por visitas, tenha qualidade e os visitantes virão até você.

Já consegui superar minha fase blogueiro que não sabe nada de nada e só faz merda e agora estou me encaminhando para uma fase de blogueiro que sabe o que é realmente o que é escrever um blog.


E pra não perder os bons costumes e mostrar as minhas boas maneiras quero dizer que se você gostou deste texto, pode dar uma olhda em textos realmente bons, nos quais este post foi descaradamente baseado, nos links abaixo:

"10 Razões Pelas Quais Você NUNCA Vai ser Um Blogueiro e/ou Problogger de Sucesso"

"Linkar é diferente de trocar links"

"Como ser bacana na web: dicas para blogueiros"

7 comentários:

  1. isso e a mais pura verdade,

    otimo post ganhou um leitor fiel =D apesar de nao ser muita coisa

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querido Tê...
    hehe
    mas o teu não fica para trás não..
    muito bom teu texto..
    parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Parece mesmo uma boa fase a sua atual... boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu post,,vc esta de parabeins!!!
    Agóra vejam o meu humilde blóg ae...

    http://everton.loy.zip.net/

    Brigadaum

    ResponderExcluir
  5. Estava mesmo procurando post sobre esse assunto. Tenho um blog que ninguém lê também e queria saber o porque. Gostei bastante das dicas.Parabéns!Você teve uma boa idéia.

    ResponderExcluir
  6. parabens cara... me prendeu...

    e salete.. vou ler seu blog..

    ResponderExcluir
  7. Neguinho acha q ter um blog de sucesso eh moleza. Tenho varios blogs e sei da dificuldade e dedicacao que eh ter um blog decente.

    Parabens pela materia e principalmente por esculachar esses spam bloggers que mais se preocupam com a quantidade de visitas que com a qualidade

    Abrx

    http://liveunderconstruction.wordpress.com/

    ResponderExcluir