3 de jul de 2008

Blogs não devem substituir a terapia tradicional by Yahoo

Estava eu deslogando do meu e-mail do Yahoo - que coisa mais sem sentido aquilo de "Sair Completamente", se eu quero sair eu quero sair e pronto -, quando me deparo com uma matéria do portal do Yahoo com o mesmo título desta postagem. O artigo foi escrito pela Giuliana Reginatto - não conheço, e o Yahoo não ajuda muito com referencias - e o link é o seguinte:

http://br.noticias.yahoo.com/s/03072008/25/entretenimento-blogs-nao-devem-substituir-terapia-tradicional-diz-especialista.html

No artigo é explorada aquela tradicional visão de blogs como diários virtuais. Não vou entrar no mérito de alegar como blogs deixaram de ser sinônimo de diários virtuais á muito tempo; também não vou questionar o talento da autora em escrever apesar de acreditar que a melhor parte da matéria é uma citação do Moacyr Scliar.

O que me chamou a atenção foi uma pequena observação no final da matéria onde o psicanalista Ruy Fernando Barbosa declara que:

"Como é público, o blog tem certa relação com o narcisismo: ao escrever para outros lerem, a pessoa pode criar uma imagem, uma personalidade falsa, ao invés de aproveitar a escrita para elaborar melhor seus conflitos e praticar o auto-conhecimento".

Fico pensando quando ter um blog pode realmente se tornar prejudicial para o blogueiro. Ser blogueiro é um pouco como ser um personagem; e não me venham dizer que no meu blog eu escrevo como eu realmente sou. No nosso dia-a-dia costumamos assumir personagens para poder viver em sociedade ou simplesmente para nos sentirmos melhores perante as outras pessoas, então imagina como é na Internet onde é mais fácil criar todo um personagem que não tem nada á ver com a pessoa real por detrás dele.

Escrever um blog pode inclinar alguns a criar ou simular uma personalidade que não é realmente sua. Até que ponto os grandes nomes da Blogsofera são eles mesmos. Eles sobreviveriam se a Internet repentinamente deixa-se de existir - bate três vezes na madeira -, talvez muitos entrassem em pânico, na verdade quando o Google der fim ao AdSense já vai ter muito blogueiro por ai se enforcando com fio do teclado.

Na dúvida, é melhor tomar cuidado. Quando eu achar que estou perdendo minha sanidade eu paro com blogs e até deleto minha conta Google. Alias isso me lembrou que tenho que falar com o Teobaldo, meu amigo imaginário, sobre um blog que vamos escrever juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário