29 de jul de 2008

Como colocar a pesquisa Google do Firefox em português


Desde que baixei o Firefox 3, tenho confirmado a cada dia que o Firefox é, sem dúvida, o melhor navegador que existe. Se ele ainda não é o mais usado é porque grande parte dos internautas são miguxôs ou usuarios leigos que acham que o E azul é o mesmo que Internet.

Apenas uma coisa estava me incomodando no Firefox. Quando eu usava a caixa de pesquisa do integrada com o navegador para o buscador do Google, os resultados sempre eram exibidos na página de pesquisa em inglês. Por isso páginas escritas em português tinham aquele link para tradução automática e as páginas em inglês não.

Isso me incomodava bastante, considerando que o endereço google.com.br privilegia endereços em português e o google.com dá preferência para resultados em inglês. Era chato ter que entrar no Google Brasil sempre que queria pesquisar, sendo que eu já estava acostumado com o simples comando Ctrl+K, que me levava direto para a caixa de pesquisa.

Procurei na Internet e não achei solução. Tentei usar o about:config mas desisti de procurar depois de ler as 100 primeiras linhas. Ai lembrei que sempre existe um arquivo de configuração para tudo.

Pra quem estiver tendo este problema deixo aqui a maneira como eu resolvi:

Existe um arquivo chamado google.xml na pasta \Mozilla Firefox\searchplugins\ na sua pasta de Arquivos de Programas (caso use Windows, no Linux é diferente, mas se você usa Linux, provavelmente sabe onde está o Firefox) . Abra o arquivo, de preferência em um editor que entenda a formatação html, eu recomendo o Notepad++, mas é possivel usar o notepad comum mesmo - só não use o Word sob pena de destruir a pesquisa Google.

Procure no texto a linha :

<Url type="text/html" method="GET" template="http://www.google.com/search">

Coloque o .br no final do endereço google.com e antes do /search.

Salve o arquivo tendo o cuidado de manter a extensão .xml e pronto. Suas buscar serão direcionadas para o Google Brasil e não mais para o Google in English.

8 comentários:

  1. Oi Teilor.
    Eu no acho seu blog bagunçado, é arrumadinho, se eu te mostrar o que é um blog bagunçado voce nao acreditará!!
    E eu nem tenho muita coisa, o problema é a quantidade de favoritos, mas nao vou me desafazer dos amigos.

    ------
    Quanto ao Firefox, eu so uso ele, nao baixei o 3.0 ainda, nao gostei dele, achei muito lento, uso so a versaõ 2.0.16.
    Eu to com problema no media player, nao quer tocar musica em midivoices ou wma, so toca na extensão mp3, nao sei o que há.
    Att

    Iara Alencar

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeu, era isso mesmo que eu queria :)

    ResponderExcluir
  4. Sensacional!
    Era o que eu precisava.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/59737

    fiz aki n funciono mas nesse link tem o add on q eu achei abrass

    ResponderExcluir
  6. Olá Teilor....
    esta exatamente com esse problema achava chato fazer o que vc dizia que fazia aí tb... mas só que eu tentei fazer o que está descrito aí mas não funcionou... já fechei e abri o firefox e nada...tem alguma outra dica?

    ResponderExcluir
  7. Pesquisas do Google na caixa de pesquisa em inglês: como resolver.

    Feche o Firefox completamente (incluindo a janela de downloads se estiver aberta).

    Abra o seguinte arquivo com o Bloco de Notas ou um outro editor de texto puro como Notepad++:

    C:\Arquivos de programas\Mozilla Firefox\searchplugins\google.xml

    Procure a seguinte linha:

    <Url type="text/html" method="GET" template="http://www.google.com/search">

    No final de "google.com" acrescente o ".br" (sem aspas claro). Ficando assim:

    <Url type="text/html" method="GET" template="http://www.google.com.br/search">

    Procure a seguinte linha:

    <Param name="q" value="{searchTerms}"/>

    Abaixo dela acrescente a seguinte linha:

    <Param name="hl" value="pt-BR"/>

    Salve as alterações sem mudar nada no nome do arquivo.

    Somente isso não irá resolver pois as informações do arquivo já foram salvas pelo Firefox noutro lugar.
    Temos que obrigar o Firefox a resetar isso. É o nosso próximo passo.

    Vá até a pasta de profiles do Firefox. No XP o caminho padrão é:

    C:\Documents and Settings\SeuNomeDeUsuario\Dados de aplicativos\Mozilla\Firefox\Profiles

    No Windows 7 é:

    C:\Users\SeuNomeDeUsuario\AppData\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles\

    Normalmente lá dentro você verá uma pasta semelhante a essa: lru99f4z.padrao, ou seja um valor aleatório seguido da palavra padrao ou default.
    Essa é a sua pasta profile padrão do Firefox.

    Se você esqueceu de fechar o Firefox faça isso agora.

    Lá dentro da pasta procure o arquivo search.json. Apague esse arquivo.

    Ao abrir novamente o Firefox, ele vai recriar esse arquivo (search.json) salvando suas mudanças para a busca do Google.

    (Este procedimento foi testado com sucesso no Firefox 3.6.6. Em versões antigas como 3.5.x 3.0.x pode não funcionar).

    ResponderExcluir
  8. Puxa vida, tem uma cara de tempo que estava sofrendo com isso. Até que enfim !!!
    Valeu demais da conta.

    ResponderExcluir