22 de jul de 2008

Porque jornalistas não devem usar o Google Images


Você conhece a pesquisa de imagens do google. Se você está lendo este post é provável que conheça. Pois parece que um jornalista italiano do 'La Stampa' também conhece mas não entendeu bem ainda como usar.

Basicamente a mula italiana resolveu escrever uma matéria sobre o caso do banqueiro Daniel Dantas, porém precisava de uma foto do dito cujo para ilustrar sua matéria; o que ele fez então : foi la no Google Images e digitou na caixa de pesquisa "Daniel Dantas". Pegou a primeira foto que mais lhe agradou e colocou em sua matéria.

O problema é que o jornalista não sabia que existe outro Daniel Dantas ilustre no Brasil - até ai perdoável, eu também não sabia - Estou falando do ator global Daniel Dantas que se não me engano está no elenco da atual novela das seis - lembar de perguntar para minha mãe.

Não saber que existe um ator famoso no Brasil com o nome de Daniel Dantas tudo bem, mas deixar de checar a veracidade de uma imagem coletada na internet é o tipo de imbecilidade que um jornalista sério não se pode dar ao luxo de cometer.

Um caso semelhante aconteceu com a Luma de Oliveira, quando o jornal britânico "The Independent" colocou uma imagem de quase meia pagina com uma foto de Luma, para ilustrar uma reportagem sobre um escândalo envolvendo executivos da
Volkswagen alemã, que teriam usado dinheiro da empresa para pagar
prostitutas em viagem pelo Brasil.

Cada vez mais me convenço de que jornalistas podem e devem aprender muito com blogueiros. Mesmo eu que não sei de muita coisa, sei que se deve ter cuidado quando se usa uma imagem para ilustrar algum caso ou situação especifica.

Update: Ao escrever este post descobri que os erros jornalisticos não são exclusividade de jornalistas italianos e britanicos, deem uma olhada na imagem abaixo de um jornal bahiano:


2 comentários:

  1. Muito bom, Teilor, sería engraçado se não fosse triste. Jornalistas e professores utilizam internet como fonte de todo saber, a Wikipédia virou mais importante que a Enciclopédia Británica. Depois da nessas barbaridades.
    Abraços

    http://nemvem-quenaotem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkk coitadoooo do Daniel -.-¨
    Mto bom o// Jornalista mula xDDDD ainda bem né, q até no Brasil cometeram esses king-kong aqui é que não é aceitável mesmo!!

    ResponderExcluir