1 de jul de 2008

Um ano de trabalho e aprendizado


Hoje é dia 2 de Julho e estou completando um ano no meu atual emprego. Me parece estranho como pode um ano passar tão depressa; parece ontem mesmo eu estava animado com meu novo trabalho, pois iria trabalhar na minha área de formação acadêmica.Olhando com mais cuidado percebo que apesar de um ano passar rápido muitas coisas me aconteceram neste período,e que acima de tudo, foi um período de aprendizado.

 

Aprendi que ninguém sabe exatamente o que é trabalhar como programador ou com informática em geral, a não ser que você seja técnico. Nem minha mãe tem certeza sobre com o que eu trabalho.

 

Aprendi que muitas pessoas não compreendem que você trabalhe com informática e não seja um técnico.

 

Aprendi que preciso de mais camisetas com a frase"Não, eu não conserto seu computador". Só tenho uma por enquanto.

 

Aprendi que usuários são muito importantes para programadores. Não existimos sem usuários. Com exceção do Stallman, ninguém pode viver sem usuários e o nosso trabalho é tornar os programas e sistemas o mais úteis e simplificados para eles.

 

Aprendi que eu odeio usuários.

 

Aprendi que se deve tratar todos com respeito, mesmo que alguns não retribuam igualmente. Ser desagradável com alguém por vingança só vai te trazer ainda mais dor de cabeça com essa pessoa. Ser agradável com alguem que foi desagradável com você te torna mais protegido contra essa pessoa.

 

Aprendi que não existem caminhos fáceis ou bons salários garantidos em nenhuma carreira. A não ser que você seja um gênio ou um cara de muita sorte, apenas muito trabalho duro e estudo bem direcionado poderá te levar á uma posição melhor.

 

Aprendi que nada é para sempre e vale a pena ter fé que tempos melhores virão.

 

Aprendi que a vida é feita de escolhas e que se você tiver certeza que fez a escolha errada deve abandona-la e escolher de novo.

 

Aprendi que ter certeza que você fez uma escolha errada é muito difícil e é quase impossível abandonar tudo e seguir um novo caminho. Aprendi que trabalhar pode ser melhor do que ficar em casa olhando desenho animado na TV, e que vale á pena buscar novos desafios.

 

Aprendi que devemos sempre buscar trabalho e não apenas emprego, pois é assim que fazem os profissionais bem sucedidos - com exceção de alguns políticos e participantes de reality show's.

 

Aprendi que é sempre bom compartilhar com os outros nossas experiências e vivencias pois assim ajudamos outras pessoas e ajudamos á nós mesmos.

Um comentário:

  1. OI Teylor, poxa qual o problema com usuarios?? rsrsrsrs eu dou uma dor de cabeça!...
    Adorei a ultima parte, compartilhar experiências, principalmente no blog é muito bom, faz bem a alma.
    Agora botei na cabeça que quero aprender linux, pode uma coisa dessas??
    Estou no mesmo emprego há 4 anos.

    ResponderExcluir