15 de ago de 2008

Fazendo merda no cliente

tecla_oh_shit

Não é a toa que o suporte da área de informática se chama "suporte". Vivemos "suportando" os usuários, na esperança de que eles parem de cometer os mesmos erros ou morram eletrocutados no computador - o que vier primeiro é lucro. Nenhum suporteiro espera grandes coisas de seus usuários e mantemos sempre a ideia de que se for dado á eles a chance de cometer um erro, eles cometerão dois pelo menos. Porém ontem, o Deus dos usuarios incompetentes que acham que o computador vai fazer o seu trabalho se vingou de mim. Sim, pois apenas uma força superior, como um deus maligno, me induzindo ao erro para explicar o que eu fiz.

Acidentalmente, eu apaguei a base de dados de um dos meus clientes. Não foi apagado nada muito essencial, apenas todo o cadastro de clientes, com todo seu histórico, e absolutamente todos os contratos, inclusive os ainda não pagos.

Sabe aquela sensação estranha na boca do estômago, aquele sabor amargo na boca, que indica que você fez uma BAITA de uma cagada; nunca essa sensação se fez tão presente na minha vida.

Porém, contrariando o comportamento natural de sua espécie, os usuarios mantinham backup's atualizados de todos os seus dados. Foi só restaurar e informar que eles teriam o trabalho de redigitar o movimento da manhã, que felizmente havia sido pequeno.

A lição que eu aprendi com isso: não subestime ninguém, nem mesmo os usuarios, você também pode ter um dia de usuário e os usuarios também podem ter backup's.

4 comentários:

  1. A pergunta que fica eh...

    Como vc nao tinha backup?

    ResponderExcluir
  2. Se todos percebecem a DIALÉTICA como algo presente em nossas vidas, talvez não questionassem tanto o contrário das coisas que permitem a existência daquilo que gosto, pratico, vivo...etcs.

    ResponderExcluir
  3. Se você conseguiu fazer isso, a chance da merda ser em Access é grande. E por isso VOCÊ MERECEU!!!

    hehe

    j/k

    ResponderExcluir
  4. Deixe-me por também minha cara a tapas! :-)

    Fui atender uma empresa a 1 ano atrás, mais ou menos...

    Cliente reclamava que a banda larga dele não estava funcionando. O modem estava conectado via Rede.

    Resolvi então conecta-lo via USB... eram quase 19:00, estava cansado... irritado, com calor... queria resolver rápido. Depois voltaria para resolver a rede.

    Ignorei totalmente o cliente quando o mesmo me disse que a Porta USB estava dando curto...

    Foi só encostar o plug no gabinete que "BUM"!!!! (bom, essa onomatópeia não fez jus ao estouro que deu... kkkkkkkk!!!)

    Por subestimar o cliente o resultado foi... Servidor da empresa foi pro espaço! Sorte foi que o HD ficou intacto!!!

    Abraços!!

    ResponderExcluir