31 de ago de 2008

Prefeitura promete internet de graça


Já havia postado aqui sobre o boato de internet de graça na minha cidade: Sapiranga, mas ontem saiu em um jornal local a seguinte noticia:



Até a última sexta não era nada oficial, porém está mesma nota foi publicada no site da prefeitura de Sapiranga.

Sapiranga já é considerada modelo, no que tange ao acesso a internet por órgãos públicos. Escolas e secretarias de toda a cidade, já estão conectadas pela internet via rádio, totalmente subsidiada pela prefeitura.

No entanto, as proximidades das eleições e um surto de asfaltamento de vias e obras públicas, realizadas pela atual administração, gera dúvidas se este projeto, não é apenas uma promessa de campanha.

Pessoalmente, acredito que este projeto é um tanto quanto ousado e tenho minhas dúvidas em relação a sua realização. Internet não é barata, fornecer internet para órgãos públicos é bem diferente de oferecer internet para a população em geral. Até hoje só havia ouvido falar de um projeto semelhante á este no Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, que inclusive, parece estar funcionando.

Mas , enfim, se o projeto se realizar, além de dar um olé para a BrTelecom, que ainda não liberou portas de acesso na minha rua, me impedindo de ter acesso a banda larga, poderemos também, além de chamar Sapiranga de cidade das rosas e do voô livre, de cidade da internet gratuita.

Colocarei aqui no blog mais informações logo que surgirem. Quem sabe, logo mais, já não estarei blogando de graça!

11 comentários:

  1. oi..é dificil te acompanhar, voce posta dez vezes no mesmo dia!!! rsrsrs
    Deixa ver se eu entendi o assunto, então ninguem mais precisa pagar a empresa de telefonia? (ai na sua cidade)? isso nao vai funcionar...

    ResponderExcluir
  2. Hmm, eu moro aí perto, em Campo Bom...
    Eu sinceramente não sei se isso é uma boa idéia, já que é um investimento BEM PESADO que vai atingir uma parcela ínfima da população... Mas com certeza vai dar marketing pra cidades das rosas!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Manaus há um projeto de internet wireless para a populaçõ nas praças públicas. Na minha opinião não adianta nada, pois ninguém aqui em Manaus tem laptop, e quem tem não vai em praça pública só para acessar a internet. Enquanto isso eu continuo na internet discada

    ResponderExcluir
  4. Olá Teilor! Tenho que concordar com a Iara, Tu é uma máquina de escrever!!

    Bom, sobre a banda larga... pelo menos há esse "boato"!! Aqui na minha região, divisa com 3 cidades, ninguém tá nem ai! :-)

    Os ultimos inventos que passaram por aqui foram, a roda e o fogo! (é um tal de querer passar fogo nos outros que chega a ser brincadeira!)

    Enquanto tua cidade promove a inclusão digital, por aqui, para que eu tivesse banda larga tive que apelar para a "extorção digital"! Paguei na época R$ 250,00 para que um técnico transferisse minha linha para uma central telefônica com banda larga!

    É a vida! Passados quase 3 anos, ainda não há banda larga na minha região...

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Kazuya-dono, Internet na Praça???

    Isso é demais!!!! Fazer um download no meio da praça, em plena madrugada, enquanto lê alguns e-mails!!


    :-)

    ResponderExcluir
  6. Oi pessoal, sou o diretor de informática do Município de Sapiranga e estou dando uma bolgada com vcs!
    Este é um projeto de inclusão digital!
    Respondendo a pâmela, nem foi um investimento tão alto assim,,, pois já possuímos uma rede 5.8 GHz para todos os prédios da Prefeitura ( são mais de 40).
    Aki em Sapiranga temos um problema muito grande de disponiublidade de acesso a internet pelos provedores locais!
    Recebemos a autorga da ANATEL e podemos, perante a lei, dar acesso gratuito aos munícipes. Aconselho ela, já que é uma quase jornalista a ver as estatísticas do relatório de TICs domicílios do cgi.br, ela vai se assustar!!!
    Aki em Sapiranga, quem quiser poderá acessar a net em Casa; e se preferir nas praças tb!

    um []
    Ezequiel,

    ResponderExcluir
  7. ah,...me esqueci,.... a previsão é de que em um ano seja colocado 1500 pessoas acessando simultâneamente, isso é muita coisa!!!

    um [ ]
    Ezequiel
    Diretor de TI da PMS

    ResponderExcluir
  8. Boa noite.Tenho provedor de internet em minha cidade.Pensando na populaçao,seria maravilhoso,ter internet de graça,mas e se a populaçao ja tem o aceeso via provedor via radio,alias estamos implantando cada vez mais soluçoes para que tenham um otimo acesso.Vai a pewrgunta:e eu que sou dono de provedor?enfio a viola no saco e vou embora da cidade? e ainda mais e minha familia,viveremos de que?Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo, fique tranquilo, aqui na minha cidade a proposta de internet gratuita desapareceu tão logo terminou a campanha eleitoral.

    ResponderExcluir
  10. ops! achoq esse projeto elaborado pela prefeitura de sapiranga é tão bom quanto os outros e acho sim q vai dar certo pois até hoje a brasil telecom de sapiranga não criou vergonha e não disponibiliza acesso ainternet banda larga ! ha e esse provedores que tem em sapiranga vam ser obrigados a baixar o preço pq até hoje eles se aproveitam e cobram um valor muito alto para nos consumidores ter acesso a internet. eu não deveria ficar feliz pois tenho uma lan house e sei q no momento em q a prefeitura liberar o acesso a internet a maioria dos meu clintes vão me abandonar,por esse motivo ja estou inaugurando uma loja de informatica e manutenção de computadores !

    ResponderExcluir
  11. ola eu estava ,vendo o q vc escreveu ,e te digo uma coisa ate agora tudo bem ,mais q eu to sabendo,cada torre de tranferencia do sinal, tem só 300kbps, e isso ja ta ficando fraco ,porque eu estou estalando essas antenas ai na tua cidade ,para uma empresa q vende essas antenas para o pessoal dai, e uando ficar fraca vcs vao almentar o sinal? porque em campo bom o sinal é bem mais forte ,q de vcs ai .estaremos estalando antenas em campo bom ,e pelo q passaram pra nois estaladores e q ,as antenas serao diferente ,porque o sinal e tipo uma banda larga , sendo q durante o dia podera chegar a 500kbps e a noite, 1 mega q vc me diz .???

    ResponderExcluir