9 de ago de 2008

Use o Windows Live Writer para escrever no seu blog


Sou usuário Linux a um bom tempo, mas não sou do tipo xiita que só usa RedHat porque é o mais próximo do Unix original(?), também não tenho orgasmos quando uso o terminal e nunca consegui me acertar com o GCC. Sou do tipo que quer que as coisas funcionem e escolho sempre o que é melhor para mim. Escolhi Linux porque queria aprender, adorei o sistema e agora só uso ele como sistema pessoal.

No entanto não desprezo a Microsoft, afinal de contas foi com o Win98 que eu aprendi a usar um computador. Por isso tenho que reconhecer quando a empresa do tio Bill faz um bom trabalho.

Estou falando do Windows Live Writer, o melhor editor para a plataforma Blogger que eu já encontrei até hoje. No meu trabalho eu só trabalho com Windows e por isso resolvo testar o aplicativo e posso dizer que simplesmente me surpreendi.

As opções de edição são simplesmente fantásticas, o código gerado é muito limpo, as ferramentas disponibilizadas parecem ser tudo o que eu sempre senti falta naquela interface "espartana" de postagem do blogger.

Writer_OverviewBeach_Graphic No writer temos a opção de usar várias formas de formatação de fonte, podemos inserir objetos comuns como tabelas, imagens, links e outros mais com muita facilidade e várias opções de configuração.

As opções de redimensionamento de imagens são ótimas, podemos diminui-las para caber melhor no nosso layout sem deixa-las todas borradas como acontece na interface do Blogger. Podemos adicionar efeitos como sombreado, marca d'água e bordas.

O Writer é uma excelente opção para quem gostaria de centralizar o local das postagens de todos os seus blogs; sendo que, apesar de ter sido feito para ser o editor do Live Spaces, ele funciona muito bem com plataformas como Blogger, LiveJournal e Wordpress.

Decidi utilizar o Writer quando tive dificuldades para inserir um mapa do Google Maps em uma das minhas postagens. Usando o ScribeFire, que vinha sendo meu editor padrão, mas que vem de decepcionando muito, o objeto, em código HTML aparecia como texto simples no blog, no editor do Blogger e do draft tive o mesmo problema. Só consegui colocar o objeto do jeito que eu queria usando o Writer.

Outra coisa interessante do Writer é a possibilidade de visualizar sua postagem antes de publicar com as exatas formatações do seu blog, algo que deveria existir no Blogger e que ainda não existe. Não se pode esquecer também a comodidade que é poder escrever mesmo estando offline.

Pena que este programa nunca diga nunca vai ter uma versão para Linux, por enquanto estou usando em casa dentro de uma maquina virtual windows que só era usada para testes e trabalhos da faculdade; se eu conseguir de alguma forma utiliza-lo no Linux, com alguma das ferramentas de compatibilidade que eu estou testando eu posto aqui.

Se quiser baixar o programa o link é este aqui. O problema é que junto vem uma série de programas da suíte Live, mas você pode optar, eu e recomendo tal coisa, só por instalar o Writer. Se a instalação demorar, não se assuste, é assim mesmo.

2 comentários:

  1. eu não consigo usar o live writer.
    nao fica bom.

    ResponderExcluir
  2. Testei (finalmente consegui baixá-lo). Muito bom, mas achei muito difícil trabalhar com imagens nele. Por enquanto, vou continuar no editor espartano do blogger

    ResponderExcluir