23 de set de 2008

"Blogueiro não é Jornalista", segundo a Revista Imprensa


A Revista Imprensa deste mês colocou uma capa um tanto quanto polêmica em sua publicação, onde pode-se ler a afirmação categórica de que "Blogueiros não são jornalistas". Polêmica mas nem tanto assim, pois parece que a "blogosfera" não lê a Revista Imprensa ou pelo menos se ressentiu de não serem citados na matéria, e por isso quase não se vêem posts sobre a assunto.

O assunto em questão basicamente é a diferença entre jornalistas e blogueiros! Autores de blogs repetidamente reclamam da falta de seriedade com que são tratados quando o assunto e informação. Não são raros os eventos em que blogs não são considerados mídia, tendo apenas o direito de ficar de canto nas coletivas ou apresentações.

Não sei se o que a Revista Imprensa queria era causar comoção, mas acredito que a afirmação de sua capa corresponde exatamente a realidade. Blogueiros realmente não são jornalistas!

Eventualmente se torna tênue a linha que divide o jornalismo e a blogagem. Não acredito em regras ou modelos prontos, mas algumas diferenças são claras entre as duas categorias.

Jornalistas transmitem informação, blogueiros também, mas a diferença está na forma como esta informação é transmitida. No jornalismo tradicional, existe primordialmente a responsabilidade com a informação transmitida, já em um blog existe primordialmente a responsabilidade com o leitor que irá receber aquela informação.

Enquanto jornalistas se adequam ao veiculo ao qual são subordinados, blogueiros se adequam apenas aos seus leitores. Se os leitores de um blog que eventualmente posta sobre "mulher pelada" resolve do nada postar apenas sobre o "Grande cisma do Ocidente" ele provavelmente perderá leitores que estejam mais interessados em mulher pelada do que na história católica; se a maioria dos leitores deste blog eram os interessados em mulher pelada, ele vai perder a maioria de seus leitores (dãã).

Vemos estas características quando comparamos qualquer nicho blogueiro/jornalístico. Se nicho em questão for Tecnologia, os jornalistas estarão mais interessados em mostrar as falhas de segurança dos novos SO's, os novos produtos do tio Jobs com suas novas funcionalidades e as dicas mais genéricas o possíveis para o seu padrão de leitores; já nos blogs, você verá postagens falando das falhas de segurança dos novos SO's na mesma noticia/post em que se encontram piadinhas sobre as eternas falhas, você verá os novos produtos do Jobs junto com a indicação do blogueiro de que Jobs está mais magro , que os produtos são lindos mas tem um preço proibitivo no Brasil, você encontrará dicas para fazer aquela coisa que você nem imagina que seria possível de ser feita e que não tem utilidade nenhuma, mas que mesmo assim parece muito legal de se fazer.

Gostei da afirmação da Bruna Calheiros que disse que "Blogueiros e jornalistas são coisas tão diferentes que nem deviam ser discutidas".

Quanto ao mercado publicitário, eu acredito que ambos tem seu espaço na hora do cada anunciante escolher o seu veículo; saber encontrar o seu lugar no mercado é o novo desafio de blogueiros que pretendem transformar seus blogs em algo mais do que um simples diário virtual(não sei se este seria meu caso)!

Links sobre o assunto:

Portal Imprensa ( com a matéria me questão, mas me parece que não na integra)


Vira-Lata (post que deu origem ao meu post, e sim, ele está na Abril blogs, podem me enforcar em um pé de cebola agora!)

Templates Novo Blogger (falando muito sobre o que eu teria dito no post "Porque a Blogosfera Brasileira Não é Levada a Sério", se eu tivesse o traquejo da Ariane)



PS(post scriptum): Sabe quando eu reclamei que blogueiros brasileiros só falavam de blogs, poisé né...

6 comentários:

  1. "Jornalistas e blogueiros são coisas tão diferentes que nem deveriam ser discutidas". Concordo. Um blogueiro pode falar sobre política, sobre música ou mulher pelada, o jornalista também, mas a forma que se transmite a informação é incomparável.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. JORNALISTA - Compromisso com a verdade, com informações curtas e objetivas!

    BLOGEIRO - Alguma coisa sobre coisa nenhuma!

    entendeu a diferença?
    é obvio que não podemos comparar blogeiro com jornalista, isso é até covardia!
    Podemos comparar sim, COLUNISTA com blogeiro...
    que é algo parecido, mas jornalista com blogeiro, realmente, não tem NADA a ver...

    ResponderExcluir
  4. Bruna, concordo que não podemos comparar blogueiros com jornalistas, aliás, é o que afirmo no post, mas não acredito que blogueiros se resumam á "Alguma coisa sobre coisa nenhuma!"

    ResponderExcluir
  5. Jornalistas e blogueiros definitivamente não são a mesma coisa! Um jornalista pode ser um blogueiro, mas ser blogueiro não faz da pessoa um jornalista.

    O blogueiro é mais um estilo... "colunista", por assim dizer. É algo como um "diário" virtual, um espaço de livre opinião.

    Os meios de comunicação também são de livre opinião, mas o jornalista tem um compromisso com a verdade, com a sociedade, de expor os fatos de forma imparcial.

    Agora, os blogs são ótimos para ler as mais diversas opiniões sobre vários assuntos e expandir os pensamentos.

    ResponderExcluir
  6. "O jornalista tem um compromisso com a verdade, com a sociedade, de expor os fatos de forma imparcial". Onde, na Suiça??? Rs

    ResponderExcluir