1 de set de 2008

Enem, Prouni e a busca pelo Ensino Superior


Neste último domingo se realizaram as provas do Enem. Ouvi muitas reclamações em relação as questões da prova: que não tinham relação com o que é ensinado no ensino-médio, que as questões abordavam temas que não tinham relação com a matéria dada pelos professores ao longo do ano e muitos outros tipos de reclamação.

Mas eu me pergunto, será que o estudante, sabe o que ele deveria aprender no Ensino Médio. Eu, pelo menos, não sabia quando fiz minha prova do Enem.

Pois bem, pra quem não sabe, o objetivo de Ensino Médio, e eu diria até mesmo de todo o ensino, é formar pessoas intelectualmente capacitadas. Sabe porque você achava que nunca iria usar aquela coisa chata de termometria ou óptica que você estudou em física? É porque realmente você provavelmente nunca vai usar este conhecimento. O objetivo de estudar é tornar a pessoa capacitada a buscar por seus próprios meios o conhecimento que precisa adquirir, para ser um profissional na área que deseja.

Mesmo profissões que não exigem conhecimentos acadêmicos, como a profissão de pedreiro, por exemplo, exigem conhecimentos técnicos que são assimilados com o tempo e com o envolvimento que se tem ao adquiri-los.

Isto pode não ficar tão claro quando se está no Ensino Médio, mas quando você entra na faculdade percebe que, se esperar que os professores te dêem o conhecimento, terá ao final do curso apenas um diploma, se seguir os caminhos que os professores lhe apontarem para atingir o conhecimento e encontrar seus próprios caminhos, será ao final do curso um profissional preparado para o mercado de trabalho.

Não gosto muita da palavra "mercado de trabalho" usada no ambiente acadêmico, parece sempre que o único objetivo de se estar na faculdade é o tão falado "mercado de trabalho"; alias, não acredito que uma pessoa precise ser definida pela profissão que exerce, mas é claro que se você conseguir uma profissão que condiga com sua personalidade e com sua habilidades, é provável que você se realize profissionalmente.

Antes de pensar em conseguir uma bolsa para poder cursar o Ensino Superior, o estudante precisa pensar se está ou não preparado para abandonar o ensino condicionado e seguir seu próprio rumo.

Um comentário:

  1. olha eu critico muito essa visão mercantilista que nos passam para estudar e entrar na faculdade.
    Tudo é pro mercado de trabalho, tudo é pelo sucesso profissional, a gente estressa.

    bijocas....larga de ser sedentário!!

    ResponderExcluir