2 de set de 2008

Google Chrome instalado e funcionando (com alguns erros)

O mundo nerd está em revolução. O grande dono da internet acaba de lançar seu próprio navegador. Como tudo que está relacionando ao Google, o navegador ainda está em fase beta e  para decepção dos usuarios Unix, o navegador foi lançado apenas para Windows XP/Vista.

Já instalei e minha primeira impressão foi: é a cara do Google. O navegador é limpo, completo, atende a todas as expectativas que se pode esperar de um produto/serviço Google. 

Vejam abaixo o visual:




Logo que abri o navegador vi um recurso comum ao Opera, não lembro o nome, que exibe miniaturas de seus sites favoritos, o chrome tem um recurso bastante semelhante.




Um dos recursos anunciados no Chrome que me agradou muito, foi o fato de cada aba estar em um processo isolado no sistema operacional, ou seja, se uma das abas abertas trancar, não é necessário fechar todo o browser, apenas a aba trancada. Logo que eu instalei  o navegador fui ver se isso é verdade, abaixo, um print da meu gerenciador de tarefas.

GERENCIADOR_TAREFAS 

Como podem ver existem vários processos chrome abertos, cada um é uma aba aberta no navegador. Mas ai eu pensei: se uma aba trancar, como eu vou saber que processo finalizar.

dada minha proximidade diária com todo tipo de usuário, aprendi as técnicas mais avançadas de fazer um sistema trancar. Quando consegui fazer uma aba trancar, eis que o Google vem com a resposta de minhas dúvidas:

ERRO_CHROME_ESCOLHA

Inteligente este navegador, não! No mais, verifiquei alguns erros em relação ao uso pesado do navegador. Quando tentei fazer uso do site Logmein.com, conhecido de quem lida com suporte, o navegar emitiu o seguinte erro intermitentemente, até eu finalizar a aba em questão:

ERRO_CHROME


Também capturei uma tela de erro quando o navegador não consegui abrir alguma página por um motivo qualquer, que não seja falha de conexão.

CARINHA_ERRO_GOOGLE_CHROME 

Devem ter percebido que eu sou profissional em causar erros em sistemas, devo isso, como já disse, ao meu constante contato com usuários. No entanto, o fato do navegador ter apresentado alguns erros, em tarefas do meu uso diário, não o desmerece. O que eu pude perceber é que o Google lançou um excelente produto, que atendeu todas as minhas expectativas e que, com certeza, vai dar muita dor de cabeça as equipes de desenvolvimento do Internet Explorer e do Firefox.
 
 

5 comentários:

  1. Esse chrome parece ser bom, daqui a pouco vou baixá-lo e instalá-lo. Como ainda é uma versão beta, não vou relevar os erros e ver o que ele tem de bom. Fiquei até surpreso, quando fui ver a home do google (minha home page é o google) e dizia "Novo! Experimente o Chrome (beta) - o novo navegador do google" pois não fizeram nenhum anúncio sobre isso, nada. Talvez ele até ganhe do firefox se realmente for bom, por isso vou testá-lo. Quero ver se ele é mehlro que o firefox e o opera em relação à exibição de javascript

    ResponderExcluir
  2. Acabei de testá-lo. Gostei, muito, bom, com certeza melhor que o IE. Seu visual é agradável, mas muito simplista. Como você disse, é a cara do google. Vou esperar sua versão final. É bom, mas ainda falta muito pára bater o FF3

    ResponderExcluir
  3. Não estava analisando propriamente os erros, mas como eu disse, tenho essa facilidade de encontra-los.

    Gostei do navegador, mas sinto falta das minhas extensões, para mim, ele ainda não é um substituto do FireFox.

    ResponderExcluir
  4. Cuidado...ta virando o blog do Nélson!!!!


    se liga...cabeção...

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o comentário,
    vamos aguardar uma nova versão.

    veja outros erros e como solucioná-los em

    Mensagens de erros Chrome

    ResponderExcluir