6 de set de 2008

Internet de graça para toda cidade - Sapiranga Digital


 

Informações, dúvidas  e para entrar em contato visite o site oficial do Sapiranga Digital em http://www.sapirangadigital.net.br/

Este blog não possui nenhuma ligação direta com o projeto

Mais informações foram divulgadas em relação ao projeto da prefeitura de Sapiranga de oferecer banda larga gratuita para todo o perímetro urbano da cidade. Segundo o diretor de informática, Ezequiel Essvein, já foi concedida a autorização da Anatel para instalação do provedor  e da estrutura de acesso na cidade.

O projeto a principio se realizará em duas fases. na primeira fase, serão construídas sete torres de repetição com tecnologia Wi-Fi de 2.4 GHz em postos estratégicos da cidade afim de cobrir a maior area possível, o sinal de abrangência de cada torre repetira se estenderá por um raio de até 3 KM, fornecendo um link compartilhado(?) de 300kbps.

Para ter acesso ao serviço, além do usuário ter de se cadastrar no Sapiranga Digital, terá também de arcar com o custo do equipamento de recepção de sinal, que ainda não foi divulgado.

Na segunda etapa do projeto serão contemplados os moradores da zona rural de Sapiranga e assim como as localidades que enfrentarem dificuldades técnicas de acesso ao serviço.

Abaixo um mapa da área de cobertura com cada antena repetidora. Minha casa, por exemplo, está bem próxima á uma das escolas onde serão instalas as antenas, inclusive foi nesta escola que eu fiz o primário. 

 sapiranga_digital_mapa

Imagem: Jornal A Opinião, Sapiranga substituída por: Dicas de Nerd.

Ao que parece o projeto não é apenas uma promessa de campanha e será levado a frente. Apenas não entendi bem ao que se referem quando dizem "link compartilhado". Compartilhar 300kbps com vários usuários me faria ter saudades da Internet discada.

Quanto as implicações técnicas, fui informado pelo pessoal do Makaeh Cult, que já existem cidades que fornecem serviços semelhantes em outras cidades, como Barra do Piraí,  no estado do RJ que foi a primeira cidade 100% wi-fi, com internet liberada para todos. Depois seguiram seu exemplo Parintins no Amazonas (que por acaso é a cidade mais wi-fi do Brasil, pois beneficia 150 mil pessoas aproximadamente), e Quissamã também no RJ, que fornece internet de graça a pessoas cadastradas na prefeitura.

É esperar para ver!

43 comentários:

  1. Enquanto a uns 100 km de Manuas, onde moro, há internet grátis de qualidade, em manaus, nós pagamos caro por um serviço porco. Só uma dúvida: quame nasce em Sapiranga é o quê?

    ResponderExcluir
  2. hehe
    quem nasce em Sapiranga é Sapiranguense
    moro aqui e trabalhando no Depto. de Informática da Prefeitura de Sapiranga estou junto na implementação desse projeto.
    e sobre a dúvida levantada no post, é um link compartilhado de 300 KBps POR RÁDIO e nao 300KBPS para a cidade inteira, como pode se ver na foto sao 7 rádios cada um com 300KBPS, além disso o download de P2P será limitada a 5% da banda, afinal não é esse o propósito do projeto e sim levar internet e conhecimento para a população :)

    qualquer dúvida e maiores informações de uma passadinha no eu blog: dicasdenerd.com.br

    ResponderExcluir
  3. opa,....
    Parintins no Amazonas utiliza WIMAX,.... e naum wi-fi!
    Parintins tem 102.044 hab e pelo que sei apenas disponibiliza internet nos prédios públicos!
    Uma pergunta,..... sabes se as cidades mencionadas tem a autorga da ANATEL de serviço de rede privado?

    []
    Ezequiel Fonseca
    Diretor de TI - PMS

    ResponderExcluir
  4. Não sei se as cidades citadas no post tem autorga da Anatel para os serviços que prestam, as informações do post me forma passadas pelo editores do Makaek Cult, e eram verdadeiras até onde pude checar.

    Incrível que existam cidades utilizando com sucesso a tecnologia WIMAX, pois até hoje, tinha ouvido apenas falar dela como uma tecnologia que estava sendo testada mas não implementada em projetos práticos!

    ResponderExcluir
  5. quanto custa em media um receptor do sinal e quanto tempo vai levar p estar funcionando.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber qual o custo implantação de uma estação dessa de radio e o custo de manutenção

    obrigado

    celio raul

    ResponderExcluir
  7. eu tenho um notebook com wireless, não preciso de reteador não é mesmo!?

    ResponderExcluir
  8. POIS E PESSOAL PARECE QUE O PROJETO DE SAPIRANGA FOI POR AGUA ABAIXO A ANATEL NAO LIBEROU A LICENCA SOMENTE PARA AS TORRES MAS NAO COMO HOSTPOST ENTAO INTERNET DE GRACA VAI DEMORAR MAIS UM POUQUINHO PENSAMOS ENTAO QUAL SERIA A LOGICA DE DAR ALGO DE GRACA SENDO QUE EMPRESAS COMO PROVEDORES LOCAIS BRASIL TELECOM , GVT QUE INVESTIRAM E PAGAM IMPOSTOS ALTISSIMOS PARAREM DE ARRECADAR E A GRANA QUE FOI INVESTIDA NAS IMPLANTACOES , NAO SERIA TAO SIMPLES ASSIM , PEDIR PRA ANATEL OLHA SO EU QUERO DAR INTERNET DE GRACA E O RESTO QUE SE EXPLODA, ISSO FOI BOM PARA PROVAR QUE EM EPOCA DE CAMPANHA SE FALA DE TUDO PROMETE TUDO, MAS TEM COISAS QUE NAO ADIANTA PROMETER DEPENDEM DE OUTROS, E MAIS UMA VEZ O POVO CAI COMO UM PATINHO.

    ResponderExcluir
  9. Parece que tem muitos anônimos comentando aqui no blog. Mas realmente eu não sou a pessoa mais indicada para dar informações técnicas sobre o projeto. O Leonardo do Dicas para Nerds, parece estar envolvido no projeto então acho que ele é a pessoa mais adequada a dar explicações.

    Por enquanto eu vou aguardar alguém do projeto se pronunciar antes de da-lo por fracassado.

    ResponderExcluir
  10. na vedade, nao é bem assim, quem precisa de uma conexao melhor nao vai abandonar seu provedor

    ResponderExcluir
  11. Tbm quero saber quando vai começar a ser instalado essas torres e qual vai ser o valor mais ou menos do receptor

    ResponderExcluir
  12. é uma porcaria mesmo é que não tem mais reeleiçao para Nelson tem muitos projetos que era dado por certo que foi por aua abalxo

    ResponderExcluir
  13. Axu isso um absurdo !!!! Como vao ficar os provedores via rádio que vivem disso ??? fizeram um baita investimento e agora ??? Pagaram um absurdo para anatel para fazer o serviço e agora??? AH eu vo ser o primeiro a invadir essa rede e dexa todos sem internet e gerar custo pra esse prefeito ......!!!!

    ResponderExcluir
  14. esse cara ai em cima eh um coitado mesmo...."vo invadi" vai invadi uma pinoia, esse projeto eh muito bom, vai quebra com o monopolismo de outros servidores....avante sapiranga digital

    ResponderExcluir
  15. é isso ai mesmo coitado desse caras tem mais é q se ferra!!! dale internet de graça

    ResponderExcluir
  16. como eu fasso para tem sinal via radio tem que fazer cadastro?

    ResponderExcluir
  17. gostaria de receber maior informação, como faço para realizar o cadastro? quanto pago pelos aparelhos? esta disponivel a toda a cidade? quanto tempo + ou- demora para ter o acesso? desde ja agradeço sua atenção.
    Elieser

    ResponderExcluir
  18. Sábado dia 19/09 ocorre a inauguração do projeto! O cadastro se dará a partir de segunda-feira, mediante assinatura do termo de uso, comprovante de endereço e CPF.
    Lembrando que o acesso é GRATIS, priorizando cidadãos de baixa renda e limitado a 20KB/s...
    Assim os provedores terão margem mais que suficiente para vender seus serviços.
    A proposta não visa a concorrência, mas a inclusão digital.
    Cordialmente, CPD de Sapiranga.
    \m/

    ResponderExcluir
  19. Pois é, galera. Há mais de um ano que este post foi aberto no blog! Tivemos muito trabalho nesse período: pesquisas, testes de banco de dados, qualidade de acesso, licitações revogadas... Mas valeu a pena! O projeto está lançado e o cadastramento é na Praça da Bandeira, sala 3. Maiores dúvidas favor acessar o site do projeto.
    Quem ainda não tem cadastro, mas tem o sinal de rádio, pode acessar os serviços da Prefeitura na Internet: www.sapiranga.rs.gov.br e www.sapirangadigital.net.br

    ResponderExcluir
  20. QUE ABSURDO!!! Como vão ficar os provedores via radio da regiao ??? quem vai pagar o salario dos funcionarios ?? vo ser o primeiro a invadir essa rede e deixar todo mundo sem internet !!! prefeito filho da p... !! o pessoal paga uma grana alta para ter a licença da anatel depois a cidade libera internet gratis!!! Esse pais é uma boooooooooosstaaaaaaaaaaaaaaaa

    !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. A solução é simples Jonas: ofereça um serviço melhor que o da prefeitura e você continuara tendo clientes.

    A prefeitura já informou inclusive que não pretende competir com os servidores via rádio da cidade.

    ResponderExcluir
  22. Nao está claro no site do projeto que tipo de equipamento deve ser utilizado para conexão a internet. Se é um serviço para pessoal de baixa renda ter acesso a internet imagino que o equipamento deva ter preço acessível.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    O equipamento necessário para acesso à Internet é um dispositivo de rádio 2.4GHz padrão 802.11b/g... Alguns kits que incluem um dispositivo USB 802.11b/g integrado à antena estão sendo vendidos por R$100,00 a R$300,00.
    O site foi atualizado para incluir estas informações, mas sem os preços.
    Sr. Jonas Kehl, imagino pelo seus comentários que tens ou trabalhas em um provedor via rádio, então pergunto: Qual é o valor de uma assinatura mensal para acesso via rádio e qual é a velocidade da conexão?

    ResponderExcluir
  24. Avisem o Sr. Jonas se ele "invadir" e deixar todos sem internet eu posto o indereço dele, pra ve se esse playboyzinho fala isso na cara de quem trabalha quase 3 meses só para pagar impostos.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber das pessoas que já possuem o cadastro e o kit se está funcionando bem, pois o investimento é relativamente grande e tenho medo de comprar a antena e não funcionar bem.
    Mel

    ResponderExcluir
  26. Mel, acho que depende muito do lugar onde você mora, que mora perto das torres de replicação tem um sinal bem melhor do que quem mora longe.

    Mas no geral, a velocidade da internet não é muito alta, já que é gratuita e não pretende competir com os provedores pagos de internet.

    ResponderExcluir
  27. Deveríamos ter mais esclarecimento a respeito, do gasto para termos acesso a internet gratuíta.
    Me inscrevi e ja recebi senha, mas nao disponho de equipamentos para instaladar,. nao tenho noção de custo, e qdo peço alguma informação, os preços sao altos e diferenciados.

    ana

    ResponderExcluir
  28. Temos que ter sim internet de graça para a população.Principalmente a de baixa renda,que jáé vítima de exclusão social,não pode ser também vítima de exclusão digital.Escolas públicas municipais e estaduais devem ter prioridade na implementação desse projeto.Assim como também a criação de telecentros nos bairros mais carentes.Avante Sapiranga.Temosque mostrar a "certas pessoas" como se faz políticas públicas.Mete bala Spolaor.

    ResponderExcluir
  29. Essa Internet e uma bosta nao funciona so da assesso limitado é uma porra.....

    ResponderExcluir
  30. Concordo com tigo só da assesso limitado essa cobrinha ops essa Corinha.M nao faz nada um dia foi no colegio 28 de fevereiro onde minha prima estuda converso um monte de merda na próxima eleicao ja tem um monte de pessoas que nao vao mais ser burra e nao vao mais votar nela pq ela so sabe roubar do povo devia ser o partido PL partido ladrao gente pensem nos seus votos meus vizinho ninguém vai votar nela na próxima eleicão... OBRIGADO ,XÔ Corinha LACRAIA

    Anelise Castro bjss gente

    ResponderExcluir
  31. O povo brasileiro, na minha opinião, está muito longe de ser politizado. Acho que falta união e conhecimento para mudar a situação de injustiça, impunidade e corrupção que estao caracterizando o país. Em partes, acho que isso é culpa do individualismo, onde cada um está mais preocupado em garantir o que é seu em vez de lutar pelo bem comum. Talvez seja culpa do germe de descrença e das pós-modernidade. Mas acho que se houver união e principalmente atitude, nós podemos reverter esse quadro negativo, pois temos muito do que nos orgulharmos. Quando nos unimos, alguns anos atrás, conseguimos derrubar o presidente que se dizia caçador de marajás, mas que era na verdade um ladrão de marca maior.

    ResponderExcluir
  32. povo brasileiro é muito pouco politizado. Por isso escolhe mal seus governantes. Em conseqüência disso, o quadro político só piora é o povo brasileiro toma mais antipatia pela política. É uma bola de neve.
    ANELISE CASTRO BJS

    ResponderExcluir
  33. Eu acho que não... na minha opinião, ninguém se preocupa muito em pensar.. e se considera politizado só porque está sendo contra isto ou aquilo, ninguém realmente sabe porque é contra... eu acho que ser politizado é ser capaz de reclamar quando tudo está indo errado, mas ao mesmo tempo, aceitar e incentivar o que está se fazendo de certo... é saber que nem sempre o caminho mais rápido é o melhor... e principalmente saber do que se passa ao seu redor!
    A pessoa politizada significa a pessoa que tem seus ideais e os segue,
    não se deixa influenciar e não se torna radical... Está faltando educação e humildade para o povo se tornar mais politizado.
    O brasileiro procura se informar sobre política, mas superficialmente. Esse tipo de informação não permite a ele discutir ou mesmo questionar o andamento da políica do país.
    Acredito que os jovens brasileiros não são politizados porque a maioria não tem acesso à escola. Com um governo que não tem uma política de incentivo à educação, não é possível exigir que o jovem seja politizado. Infelizmente, poucos conseguem chegar à faculdade. O contexto político em que estamos inseridos, conglomerado de corrupção, também não desperta um interesse pela política. A ideologia que predomina hoje é a falta de solução, de uma luz no fim do túnel. Assim, não há um interesse do jovem pela política, em tentar mudar essa realidade.
    Dos dois poderes que governam o mundo, a força e a inteligência, é a força que sai sempre vencida. Um povo politizado não é aquele que atira a primeira pedra, mas sim o que atira as primeiras palavras. E através delas, a paz. Para considerarmos se um povo é ou não politizado devemos levar em conta sua infra-estrutura educacional. Ou seja, o empenho das políticas de direitos humanos para derrubar as barreiras oriundas da desigualdade social, que impedem os cidadãos de atingirem níveis consideráveis de qualificação educacional e profissional. Pois só assim, uma nação composta de pessoas conscientes, que interajam com a realidade atual, que tenham seus próprios conceitos e sonhos vivos ,poderá ter um povo consistente e com garra. Um povo que tem consciência de seus deveres e direitos politicos e procura exercer papel atuante no processo politico de seu país. E, com certeza, o Brasil transborda de povos assim, politizados, que em conjunto fomam uma nação que é encarada como em ordem a serviço do progresso.
    Acho que a maior parte do povo brasileiro é "politicado", ou seja, manipulado pelos que estão no poder, servindo de massa de manobra, não é possível se ter um povo politizado sem que este povo seja realmente educado... No Brasil, infelizmente, a maior parte do povo não tem acesso à educação, quando muito nos oferecem "adestramento".
    Cada vez mais posso perceber que as pessoas, principalmente as mais humildes, não querem ouvir falar de política. A palavra causa repulsa. Cada vez mais, todos querem resolver os problemas que acontecem na esquina de casa. Por isso o sucesso dos jornais comunitários é cada vez maior. Infelizmente é uma bola de neve. Eles não se interessam e ficam para trás, e ficam atrasados porque são desinteressados - que mundo é esse??? Sim, pois esse não é apenas exemplo do Brasil, pelo mundo acontecem coisas parecidas.... O sistema é assim há anos, as esperanças cada dia ficam menores, mas não podem.
    O povo não é politizado, não, e isso se deve ao fracasso das políticas educacionais do passado e, principalmente, ao domínio dos canais de comunicação mais importantes do país por um único grupo empresarial.

    Renan Gonçalves

    ResponderExcluir
  34. Renan porquê escrever um texto se pose resumir em uma palavra
    "VADIU" e simplesmente isso o que podemos fazrr por gemte burra né....

    bejus ANELISE VASTRO gente eu tenho Facebook me add Anelise Castro bay

    ResponderExcluir
  35. Desculpem-me e Anelise Castro não Anelise VASTRO kkkkkk.....

    ResponderExcluir
  36. Chupa Anelise vai toma no rabo
    Marlon Soares

    ResponderExcluir
  37. Cala boca vai aprender a escrever seu analfabeto vai centar numa pica bem grossa....

    ResponderExcluir
  38. Ai garrota nao tenha rekalque de mim LACRAIA

    Marlon gato

    ResponderExcluir
  39. NOSSA já ta mais do que na hora de você Marlon pegar um dicionário e praticar mais seu português nó atê seu nome ė errado fica a dica ha caso não tenha dicionário pode comprar em uma livraria la tem mais pega o mais completo que tiver Marlon Deve estar em torno de uns 25.00 reais mai rápido mais voa para pegar o completo 1 beijo para quem me afora e 2 para que me odeia!!!!! Hum soninho tchau :-O

    Anelise Castro. ..bay galera

    ResponderExcluir
  40. Ai disgruda garota ta me achando com cara de chiclete só pq sou gay q tu ta me chamando de analfabeto ne

    Marlon Soares

    ResponderExcluir
  41. Ops eu acho que você ta se enganando eu não to achando que você é analfabeto eu tenho absoluta certezas meu doce....ha o dicionário ta docinho. Rsrs

    Anelise Castro beijos porquê ja to perdendo o meu tempo falando com essa bichinha



    Anelise .

    ResponderExcluir