27 de set de 2008

Melhores editores para blogs


Compilei uma listagem com os melhores editores para blogs que eu encontrei para testar. O foco do post são editores que funcionem na plataforma Blogger, mas todos podem ser usados também em várias outras plataformas, inclusive o WordPress. Quem usa o Blogspot sabe da qualidade da plataforma, porém algo que me desagrada é o seu editor padrão de postagens, que utiliza uma interface um tanto quanto "espartana"; felizmente temos opções desktop que transcendem estas limitações. A possibilidade de blogar estando off-line e manter todos os seus post também pode agradar muitos blogueiros, inclusive aqueles que ainda estão presos a uma conexão discada!

Qumana



O editor Qumana tem versões para Windows e Mac, o editor é leve e é uma excelente opção para os usuários Mac, que constantemente reclamam da falta de boas opções de editores para blogs na sua plataforma. O uso de imagens infelizmente não é integrado com a API do blogger e também não existe opção de correção ortográfica em português.

Um adicional interessante é a possibilidade de colocar em seus post ad-links do programa de monetização da empresa que desenvolve o software: o Q-Ads, porém os anúncios parecem ser somente em inglês o que os torna pouco uteis para quem bloga em português.

qumana

Qumana Download

w.bloggar



O w.bloggar é um editor que já tem um bom tempo de estrada, tendo sido criado inicialmente para a plataforma Blogger, mas hoje já atende uma grande variedades de plataformas. Na minha opinião o software é realmente muito bom, apenas tive alguns problemas com a colocação de títulos!

w.bloggar

Pagina em português do w.bloggar

BlogJet - bom, mas não de graça



O BlogJet tem uma interface semelhante ao Windows Live Writer, mas com menos funcionalidades. Pode-se baixar uma versão trial, mas se quiser realmente usar o editor terá que desembolsar 29,00 Euros.

blogjet_top

Pagina do BlogJet


Bytescout Post2Blog - leve e funcional



Post2Blog roda em Windows e existe a possibilidade de se baixar um dicionário em PT-BR para correção ortográfica. Deixa um pouco a desejar no quesito imagens.

post2blog

Pagina do Post2Blog

Zoundry Raven – velho de guerra



Outro aplicativo que já possui uma boa idade. É um dos mais tradicionais editores para blogs, mas vem perdendo mercado para editores mais atuais. Tem um bom esquema de organização de tags e uma interface simples. Parece lidar bem com postagem de imagens apesar de não ter muitas ferramentas de manuseio.

zoundry_raven

http://www.zoundryraven.com/

WriteToMyBlog – editor on-line



Não gosta de usar aplicativos desktop que precisam ser instalados e configurados? Uma opção é o editor para blogs on-line WriteToMyBlog. Com ele você tem uma interface de postagem cheia de recursos da onde quer que esteja acessando a internet. Basta acessar o site, escrever o post e clicar em publicar. Testei com o blogger, mas funciona também com WordPress. No caso do Blogger, ele requisita permissão para acessar sua conta Google, garantindo assim a segurança das suas senhas.

image

http://writetomyblog.com/

ScribeFire – extensão do FireFox



Uma excelente opção para quem usa o navegador Firefox, inclusive no Linux. ´E um editor simples e muito bem organizado, atende perfeitamente bem todas as necessidades de edição de um post. Cheguei a usa-lo por um tempo mas acabei abandonando por sentir uma instabilidade no seu funcionamento sempre que recebia atualizações. Tem também uma opção de monetização própria!

image

Pagina do ScribeFire

Windows Live Writer – o melhor na minha opnião



De todos os programas que eu testei, sem dúvida o Windows Live Writer é o melhor. Estou usando a versão 9, que ainda está em beta, pois esta versão vem com correção ortográfica em português. O editor tem várias opções de formatação de texto, edição de imagens – trabalhando muito bem com elas inclusive –, permite a instalação de uma série de plugins, e a possibilidade de visualizar o artigo antes de pública-lo dentro do seu próprio layout. É um dos poucos que consegue trabalhar bem com a API do Blogger na hora de postar imagens, facilitando assim muito o trabalho de inseri-las.


image

Pagina do Writer – para instalar o Writer você terá que baixar todo o pacote Live, mas pode instalar apenas os aplicativos que quiser.

Microsoft Word 2007 – o sonho de muita gente



Sei de muita gente que escreve seus post no Word, pela facilidade e familiaridade que o editor oferece e depois cola o texto no editor do Blogger. Pois no Word 2007, existe por padrão uma funcionalide que permite usar o próprio editor para postar no seu blog; funciona também com WordPress, além de uma série de outras plataformas.

Para usar o recurso de edição de blogs basta apenas clicar no simbolo o Oficce no canto superior direito e escolher a opção Novo > Nova Postagem de Blog. Depois disso você terá que configurar sua conta segundo sua plataforma e a partir daí terá todos os recursos do melhor editor de textos do mercado.

Nos meus testes paenas tive alguns problemas com a postagem de imagens, mas acredito que isso não é um bug geral. Como não consegui rodar o Writer no Linux, já c]vou preparar meu Wine – e meu bolso – para comprar uma versão Student do novo Office.

word2007_blog

Sei que muitos blogueiros podem dizer que tudo que estes editores fazem, pode ser feito editando o HTML na hora d pastagem, porém sei que existem muitos blogueiros iniciantes, como eu, que não tem intimidade com a edição direta de tags HTML, e para estes, esses programas podem ser uma excelente opção!

Página Oficial do Office



Referência: Smashing Magazine

17 comentários:

  1. Olá...primeiramento quero dizer que gostei muito deste post.

    Faltou só dizer qual deles você vem utilizando para blogar.

    ResponderExcluir
  2. De vez em quando uso o Windows Live Writer, mas o achei muito complicado para trabalhar com imagens (mudá-las de posição). Não use o Word, pois ele só funciona corretamente em quem tem Word instalado. Copie um texto do Word e cole no editor do blogger, depois olhe na parte editar HTML: aparecerá uma tag "meta content= Microsoft Word". Se bem que a maioria dos usuário tem Word no pc, mas mesmo assim atrapalha quem usa Linux e Mac. Fora o Writer, qual que você acha melhor?

    ResponderExcluir
  3. O ScribeFire parece ser bom, mas eu ainda fico com o Live Writer. Na minha opinião ele também é o melhor.

    Parabéns pelo blog! Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. O ScribeFire é bom, só que é +1 complemento do Firefox, que faz falta quando ele atualiza e o complemento não.

    Uso o Writer, mas publico rascunnho no blog e complemento direto no Draft.
    Não sabia dessa opção do Office, vou checar!

    ótimo post

    ResponderExcluir
  5. Wilton, eu uso o Writer no meu trabalho, onde só tenho Windows, e uso o próprio blogger ou o ScribeFire, quando este funciona, em casa onde só tenho Linux.

    Kazuya,não endenti bem o que você quis dizer em relçao as imagens, acho muito fácil manipula-las no Writer. Depois do Writer, meu preferido é o ScribeFire, mas bem de longe!

    ResponderExcluir
  6. Hum legal! Vou testar o Writer aqui no Win. Única coisa que me deixou triste é que não existe pelo visto um aplicativo desse tipo satisfatório para Linux. Em casa uso Linux e nem vo tentar rodar esse writer pelo Wine que certeza q nao vai funcionar, nada funciona direito lá sem ter que fazer zilhões de configurações. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. hoho...
    que post comprido...



    hhehehehe...brincadeira...!!!!!!

    sim, tossezinha!!!

    e ja coloquei o dedo!
    pode cortar!!


    :P

    ResponderExcluir
  8. Legal...vou testar o scribefire q eh uma extensão do firefox.

    Valew mesmo pelo post.

    Abs.
    Wilton
    Blog: Gotcha 'IT'

    ResponderExcluir
  9. Até agora eu so usei o scribefire e digo mais, ele é excelente, o unico problema dele é com a edição das imagens, mas mesmo assim ainda o prefiro.

    ResponderExcluir
  10. Resumindo: se quero algo bom tenho que pagar?
    O_o

    ResponderExcluir
  11. Não precisa pagar por nada Pâmela, na verdade, o melhor editor na minha opinião é o Windows Live Writer e ele é gratuito.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Seu post foi colocado como Enquete no BLOGGERAL - Cadastro de Blogs. Vamos ver o que os blogueiros acham.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Eu não acredito que eles fassa mal a alguem pos eles só quer paz........

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você o Windows Live Writer é o melhor.... não dá trabalho nenhum..

    ResponderExcluir
  15. é, de volta para o bom e velho WLW.

    ResponderExcluir
  16. De longe o Windows Live Writer é o melhor. Só que meu pc deu problema no XP e ele não está abrindo. Estou usando o ScribeFire. Mas volto ao Writer assim que consertar o pc.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo,
    boa postagem. Estava procurando um novo editor para blogs, pois uso o Writer, mas acho que vou continuar com ele. Um dúvida: quando quero editar um post antigo, vou em "abrir" e só tem a opção de até os últimos 500 posts. Teria como aumentar esse número? Pois caso as postagens passem desse valor, acho que não seria possível editá-las pelo Writer.
    Um abraços.

    Kleber
    obaricentrodamente.blogspot.com

    ResponderExcluir