15 de set de 2008

Porque a blogosfera brasileira não é levada a sério

Quando falo em blogosfera, não estou falando da "pequena blogosfera", da qual que faço parte, que mantem seus blogs no Blogger, ou mesmo em servidores próprios, mas sem receber milhares de visitas por dia; também não estou falando de todos os blogs que recebem milhares de visitas por dia, pois existem blogs que nem se quer conhecem exatamente o termo "blogosfera" e parecem receber tantas visitas quanto qualquer outro grande blog; na verdade, eu estou falando da "auto-proclamada blogosfera brasileira", se você costuma visitar muitos blogs, se interessa pelo assunto ou assina a lista Blogosfera do Yahoo, sabe de quais blogueiros eu estou falando.

Existe a lenda de que existe uma blogosfera brasileira e que esta blogosfera é unida em alcançar objetivos em comum e tem basicamente os mesmos princípios, mentira! Existem apenas alguns blogs, que por estarem a mais tempo no mercado ou por terem se aliado de alguma forma a um grupo de blogueiros e possuírem princípios e pré conceitos semelhantes, se acharam no direito de se chamar de blogosfera brasileira.

Recentemente a Abril fez uma proposta a alguns blogueiros, oferecendo um novo serviço recém criado por eles, o Abril blogs, afim de que os convidados escrevessem usando o novo serviço ou mesmo transferissem para lá seus blogs. Termos de uso: todo o conteúdo gerado pertence a Abril, sendo que esta se reserva o direito de vincular publicidade do jeito que bem quiser nos blogs, em contrapartida o blogueiro ganharia uma interface tosca, com layouts sofríveis, possibilidade de participar de eventos da Abril, se conseguissem chegar até eles e a chance de abandonar os seus lucros com publicidade em seus próprios blogs, em favor de um trabalho editorial escravo para o serviço de blogs da Abril que não se oferece nem mesmo a um estagiário!

O que a cagada da Abril causou? Indignação da blogosfera! Como a blogosfera protestou? Enviaram e-mail's a Abril informando-a da sua falta de tato e de conhecimento ao fazer uma proposta besta dessas? Escreveram posts falando da postura alienada das grandes corporações em relação a um novo paradigma (odeio essa palavra!) de mídia, onde usuários comuns e independentes geram e distribuem conteúdo a milhares de pessoas? Criaram uma campanha para mudar os conceitos de empresas que não abrem os olhos para um mercado de publicidade virtual em constante revolução? NÃO!!!!!

Basicamente o que a "blogosfera" fez como modo de protesto, foi criar alguns blogs miguxos no serviço, afim de denegri-lo e fazer alguns posts em seus blogs reclamando como a Abril era chata, feia e boba!

Pra quem não sabe, nos EUA, blogs são tão levados a sério, a ponto de influenciarem na escolha da candidata á vice presidência do partido republicano.

Mas então porque este tipo de coisa não acontece com os blogs brasileiros, porque os blogs tupiniquins são tratados como puta pobre, a ponto de receber propostas indecentes como a da Abril. Eu tenho algumas idéias do porque:

Blogs brasileiros só falam de blogs


Não é o tipo de coisa inteligente de se dizer em um post onde eu estou falando justamente sobre blogs mas é a grande verdade. Grande parte dos blogs gastam a maior parte do seu latim falando sobre blogs, os melhores blogs sobre politica que eu conheço estão no blogspot e pertencem a jornalistas ou intelectuais mais interessados no conteúdo que produzem do que em quanto o seu blog é visto ou no seu ranking nos bookmarks, que alias, só interessam a outros blogueiros.

Blogs brasileiros são preconceituosos


Tente falar com grandes blogueiros sobre o seu bloguinho no Blogger. Eles vão te esculachar e repetir mil vezes a máxima de que um blogueiro que leva á sério seu blog tem domínio próprio, blablabla, hospedagem paga, mimimi, usa wordpress e segue as 208 regras pra ter um blog lindo, cheio de visitantes e campeão de lucros do adsense que o blogueiro "tal" postou em seu maravilhoso blog! Mentira! O cara que criou um blog apoiando a candidatura da Sarah Palin, e recebeu uma ligação de agradecimento dela quando foi escolhida para a eleição, mantem seu blog no Blogger, com um template padrão do serviço inclusive!

Blogueiros brasileiros são repetidores de informação.


Podem tocar a pedras mas eu tenho que falar. Blogueiros brasileiros são em sua grande maioria papagaios de sites internacionais, principalmente no que tange a tecnologia ou entretenimento. Quando postam sobre fatos nacionais, costumam apenas republicar o que grandes veículos já noticiaram. Sei que blogs não são jornais, que precisam correr atrás das noticias, eu não faço isso, mas isso é porque me dedico inteiramente ao blog, ainda não sou um grande blogueiro, mas as vezes cansa ver que existem blogueiros que se dedicam inteiramente aos seus blogs, mas só levantam da cadeira para participar de encontros de blogueiros e lançamentos de serviços onde eventualmente possam ganhar brindes!

Blogueiros brasileiros de acham donos da verdade


Se achar dono da verdade faz parte de minha personalidade egocêntrica e eu até convivo bem com isso! Mas o que eu pretendo criticar são blogueiros que não percebem que a esfera dos blogs é muito mais ampla do que aparentam seus Feeds e o ranking do Blogblogs! Depois que conquistaram um pouco de fama e respeito por outros blogueiros, passaram á se achar incontestáveis!

Posso ter falado besteira, posso ter criticado condutas que eu mesmo sigo, mas esse blog foi criado para dar minha opinião e minha opinião é essa, se morda quem se morder!

16 comentários:

  1. Menina ! Gostei
    Apesar de meu blog ser sobre um nicho de tecnologia, você foi demais!
    Estou contigo e não abro, apesar de eu ser chato por natureza, não por ser bom no que faço, acho que você está coberta de razão e sua opinião está mais para um manifesto.
    Continue assim.

    ResponderExcluir
  2. menina?[2]

    Acho que estão me confundindo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu post, mas acredito que em meu blog eu posto diversos conteúdos extrangeiros pelo simples fato de coisas diferentes não acontecerem o tempo todo em São Paulo ou no Brasil, tenho que postar coisas novas todos os dias, nao tem como esperar por um acontecimento diferente no Brasil. (ou esperar que nossa mídia porca de entretenimento transmita essas coisas que, normalmente, nao dão audiência para grandes portais)

    Mas no geral, gostei muito, está muito bacana, sua opinião sobre o rolo da abril blogs é a mesma que a minha, ao invés de ajudar, o pessoal preferiu denegrir, e eu condeno isso.

    Sobre achar um blog do blogspot pequeno, bom, eu nao teria criado o Brogui Blogs (para todos terem o domínio .brogui.com) se eu pensasse isso, entao apoio a sua ideia de que um blog pode ser grande e famoso dentro de um subdomínio.

    Enfim, é isso.

    Parabens pelo post e sucesso com teu blog (se isso é o que voce quer pra ele)

    Abraços

    Caio Novaes
    www.brogui.com
    www.broguiblogs.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo em quase tudo que voce falou. Eu penso que os próprios blogueiros são coniventes, mesmo que passivamente. Se não fossem, já teriam feito algo mais significativo, o que eu sei que podem.

    Nesse "morda quem se morder", é pra substituir o m por um f e retirar o r?

    ResponderExcluir
  5. Fala Teilor.
    Concordo com muita coisa que você escreveu. Eu já vi muitos blogs falando de dicas para blogueiros, e a coisa que eles tocam mais no assunto é ter o tal do dominio próprio ou é wordpress, isso me mata, porque é uma forma de dizer pra voce assim: onde voce hospeda teu blog? é blogspot? então cai fora...
    Eu por ex. passei a odiar o Via mão lotado e o Br point por conta de dizer que blogs blogspot são sinônimos de terra de joão ninguém e de plagiadores.
    Se for procurar, a gente encontra excelentes blogs no blogger.

    Outra coisa que eu não suporto são essas idiotices de achar que ranking, page ranking, numero de feeds é sinal de grandeza, pode ser status sim e etc..mas nao significa que isso faça o blogueiro diferente dos demais.
    E aqueles que nao estão nesse roll?? nao presta? nao sao dignos de nada??
    Voce nao ver nenum progeto pra blogs que são desconhecidos ja percebeu isso?

    Vá num blog que fala de redes sociais, va numa rede social, vá em um agregador de blogs e diretorios de blogs??
    Tudo que voce ver por aí são para aquelas velhas caras e conteudos.

    Sobre a abril blogs, eu tenho a mesma opinião do Brogui..eu acho muito feio a proposta deles se realmente for daquela forma, mas daí a simplesmente criticar e pisar em cima??
    Isso reflete o brasileiro de forma geral. Somos em sua maioria sem opinião própria, sem capacidade de agir e de brigar por aquilo que achamos que seja correto.

    Meu deus!!! agora eu escrevi demais.
    iara

    ResponderExcluir
  6. Olá Teilor
    Olha, excelente texto, mas tenho alguns pontos a discordar.
    1° Blogs só falam de blogs - Se você só visita/assina feeds de blogs que dão dicas de personalização e 'como ficar rico' vai ser somente de blogs que falarão. Certo, possivelmente todos blogs já falaram de alguma coisa ou evento da blogosfera, mas é por causa do meio. Na TV sempre que tem um evento grande que a envolve, ela noticia também.

    2º São preconceituosos - Alguns são sim, e isso não tem dúvida. Mas temos que ver o nosso comportamento perante eles e o que estamos falando. Quando eu criei meu blog, não entendia quase nada da blogosfera e mandei alguns emails falando que estava começando um blog, se podia citar algum post e colocá-lo no meu blogroll. Recebi respostas super educadas de todos eles!

    3° Repetidores de informação - Eu tento não fazer isso, mas temos que ver que muita gente não sabe inglês e nunca vai visitar um blog dessa língua para ver novidades.

    Quanto o caso da Abril, você está totalmente com a razão. Não cabe nem complemento.
    Parabéns, sucesso e abraços!

    ResponderExcluir
  7. Seu texto me fez parar para analisar os assuntos por outra ótica.
    E os comentários da Iara e do Xavier foram complemento importante.
    Trazendo os seus comentários para a vida offline, o povo brasileiro quando indignado faz uma rodinha no buteco ou em frente a televisão na hora do futebol ou da novela e ali fazem suas críticas, quando fazem. Depois votam errado, dirigem errado, falam errado, enfim.
    Quanto a repetirem informação, as vezes tem suas vantagens, por exemplo, quando você assiste a um telejornal nacional ele é um repetidor de informações, pois pega as informações dos jornais, revistas, telejornais locais, segmentados e faz um resumão para que você tenha as informações de diversos setores sem ter que pular de mídia em mídia, mas a vantagem de alguns blogs que repetem informação é a de ela vir acompanhada da opinião pessoal de quem escreve o blog.
    Quanto ao preconceito que você cita, o povo brasileiro é em sua natureza preconceituoso de berço.
    E para finalizar, penso que, em um país dominado pela exclusão digital, em minha opinião, ainda estamos aprendendo como funciona todo este mecanismo.
    Quero agradecer pelo texto e pelos comentários e se possível gostaria de ler uma seqüência de sua opinião a respeito deste mesmo assunto.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. PALMASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    \o\/o/

    @Metheoro

    ResponderExcluir
  9. Olá Teilor, belo texto e tenho concordar com você com relação ao caso Abril Blogs, mas vamos a alguns pontos em que você se equivocou em minha opinião:

    1.) Quando você chama de “Pequena” a parte da blogosfera, da qual fazemos parte, que está hospedada no blogspot ou hosts próprios mas sem milhões de acessos. De pequena essa porção da blogosfera não tem nada, somos a esmagadora maioria, só que não somos conhecidos como você falou. A quantidade de blogs existentes é enorme mas só uma pequena fração é conhecida. A revista Imprensa desse mês, da qual falo no meu ultimo post, trás a informação de que a cada minuto são criados dois blogs no mundo segundo dados do Technorati que contabiliza 112,8 milhões de blogs em 2008. Calculando que, chutando muito, muito baixo, 1% desse montante seja de blogs brasileiros, temos um total de aproximadamente 1,13 milhões de blogs brazucas. :O

    2.) Quanto ao conceito de Blogosfera. Sem querer fazer o papel de advogado do diabo mas já fazendo(como diria o Capachão), acho que quem promove os caras famosos da lista blogosfera de “blogosfera brasileira” somos nós mesmos, ou no mínimo fortalecemos a idéia. O termo Blogosfera não é o nome de um grupo de blogs e nem invenção do pessoal da lista, acho que não é nem idéia de brasileiro (veja o termo “blogosphere” na Wiki em inglês), é simplesmente um termo para designar todos os blogs da internet, de maneira que “blogosfera brasileira” são os blogs do Brasil. Da mesma forma que se você vota você é um eleitor, se tem um blog está na blogosfera, simples assim. É claro que tem muita gente que não sabe nem o que é isso, concordo com você, mas também tem um monte de gente que vota e não sabe nem porque! Agora se um grupinho se intitula “Blogosfera Brasileira” como você diz, basta lembrar que na realidade somos aproximadamente 1 milhão de blogueiros e quem se “inchar” demais na realidade faz parte da “Umbigosfera brasileira”, isso sim.

    Bom, diante desses dados eu acho que a gente conhece muito pouco da blogosfera brazuca para dizer que os blogueiros brasileiros só falam de outros blogs, são preconceituosos ou meros repetidores de notícias. Agora que entre os blogs mais conhecidos existe muito preconceito com os pequenos isso é fato, o que não pode é nivelarmos todo mundo por baixo, se que você me entende.

    ResponderExcluir
  10. Discordo apenas da parte sobre blogs de tecnologia serem repetidores de informação, como é póssivel escrever sobre novos lançamentos tecnológicos feitos por empresas nacionais? existe algum grande fabricante de celulares nacionais por exemplo?

    Neste caso tenho que busca a nóticia la fora mesmo, onde a coisa ferve com novidades diárias. Quem sabe um dia o Brasil se desenvolve na área de tecnologia de consumo, neste dia sentirei o maior prazer em publicar notícias de lançamentos 100% Brazucas.

    ResponderExcluir
  11. Teilor,

    Gostei muito do conteúdo do seu blog e deste post em especial. Já tinha seu blog no meu favoritos há algum tempo por uma passada que dei aqui e tinha gostado, mas não havia voltado muito. Então hoje resolvi voltar e ficar mais tempo.
    Parabéns!
    Concordo com sua opinião sobre muitos pontos. Mas também concordo com o que o Felipe Xavier disse sobre a repetição de conteúdo e o fato de, infelizmente, muitas pessoas não saberem inglês. Acho de muita utilidade e ajuda quando alguns blogueiros se dispõem a traduzir alguns posts e publicá-los, eu já fiz isso e sei que é bem chato, isso porque meu inglês não é dos melhores, mas me esforço.
    De qualquer forma, precisamos nos mobilizar para tornar a blogosfera brasileira mais respeitável e divulgada.
    Um grande abraço e muito prazer.
    Áurea

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela visita Áurea!

    Concordo que é muito bom termos blogueiros traduzindo noticias do exterior e postando em português, eu mesmo não sou muito bom no inglês e me beneficio disso. O que eu não gosto é de blogueiros que se acham os fodões da blogosfera, mas gastam o seu tempo publicando versões em português de hypes ou bobagens de fora, fica chato e parece que nós brasileiros não temos capacidade de gerar conteúdo original

    ResponderExcluir