3 de set de 2008

Porque eu estou usando adsense


Quem acompanha ou acompanhou este blog nos últimos dias, pode ter notado que eu coloquei uma barra de publicidade do adsense, o programa de monetização de sites do Google, acima dos meus posts.

Eu acredito que existem dois tipos de blogueiros que monetizam os seus blogs: os que levam a sério o trabalho de monetização e alcançam lucros com seus esforços, e os blogueirinhos, que não leram o meu manual de como se tornar um blogueiro que pensam que o adsense é o pote de ouro no final do arco-iris; que vão copiar alguns textos de outros blogs, colocar uns vídeos do Youtube, uns links de download, e esperar  as portas da Google Fortune se abrirem.

Eu já pensei que monetização de blogs se restringia a colocar os anúncios e esperar que os paraquedistas, ávidos por links a serem clicados, enchessem o meu bolso. Mas não é assim que funciona.

Apenas uma pequena parte da blogosfera consegue realmente ganhar algum dinheiro com seus blogs, considerando é claro que qualquer um que tenha um blog seja um blogueiro. E essa pequena parcela que descobriu como ganhar dinheiro, não encontrou um pote de ouro no final do arco-iris; encontrou na verdade, um trabalho, que como qualquer outro, exige dedicação, conhecimento e competência.

Retornando ao motivo de eu ter colocado uma adsense neste blog, eu pretendo testar e tentar entender como funciona essa coisa de monetização de sites, começando pelo meio de monetização mais elementar, que é o adsense.

Eu poderia ter criado um blog só para este tipo de teste, mas sei por experiência própria, que blogs com pouca visitação, não rendem cliques nos anúncios; então resolvi aproveitar um blog, alias, o único blog ativo que tenho no momento e que tem recebido cada dia mais visitantes dos buscadores, para testar o adsense.

Não tenho pretensões de monetizar este blog em especifico, até por ele tratar de assuntos pessoais, que não irão me trazer bons lucros. Também não estou virando um daqueles blogueiros mercenários que restringem todo seu conteúdo ao que pode ser ganho com ele. Apenas me dei conta que monetização pode render dinheiro sim! Talvez não fique rico blogando, mas quem sabe eu não consigo comprar um notebook novo?


Já faz três dias que os anúncios estão no blog e os lucros estão aumentando, pena que os cliques neste blog valem bem pouco, algo em torno de 1 ou 2 cents, mas quem sabe, no ritmo de crescimento de lucros, eu não chego á um dólar por dia! Que foi? Achou pouco? Pois com um dólar é possível alimentar uma família senegalesa por um mês e ainda sobra pra um passeio nos campos de minas explosivas aos finais de semana!

2 comentários:

  1. Cliquei no anuncio pra voce.
    Ja pensei em ter anuncios em meu espaço, mas vou confessar pra voce, eu nao vi um porque decente; tipo assim, minhas visitas nem de perto chegam a um numero grande, tem umas 150, 200 por dia, ja chegou ao top com 350 uma vez.
    Só isso. Nao é grande coisa.
    Ando sem ideia pra escrever e comentar...as ideias eu até tenho mas falta a coisa surgir, as palavras virem.

    ------
    hahahaha to imaginando voce tentando fazer um post explicando como se pronuncia o teu blog:
    Wi-dáut Brãin...

    ResponderExcluir
  2. Iara, e o meu, que só tem 20 por dia?

    ResponderExcluir