4 de set de 2008

Rotina boa, Rotina ruim

Existem muitas pessoas que reclamam de como sua vida é rotineira, como estão sempre fazendo as mesmas coisas e como adorariam fugir da rotina, aliás, o termo "fugir da rotina" se tornou sinônimo de liberdade.

Não sou do tipo que acha que todas as coisas devem ser do jeito que sempre foram, nem me fecho para experimentar coisas novas, quando acredito que tais experiências podem me trazer algo de positivo. Mas por ter tido sempre uma visão de mundo mais lógica e menos emocional, nunca achei adequado tratar a rotina como algo essencialmente ruim.

Sei que existe uma enorme horda de psicólogos que afirmam que o segredo da felicidade e saber sair da rotina. Bem eu acredito, em primeiro lugar, que ninguém conhece o segredo da felicidade, pois felicidade, é algo individual, no máximo você consegue algumas pistas de como ser feliz ao longo da sua vida, mas o que pode te deixar feliz pode não ter o mesmo efeito em outras pessoas.

Hitler deveria ficar feliz em matar algumas centenas de judeus pelo manhã, isso provavelmente o deixaria mais feliz ao longo do dia; já eu, com certeza não ficaria muito feliz matando alguém, dadas as raras exceções.

Quanto a rotina, acontece exatamente a mesma coisa! O segredo não está em abandonar a rotina, mas sim em torna-la algo positivo. Nós seres humanos somos apenas animais condicionados pela nossa natureza, e naturalmente somos rotineiros. Para vivermos bem precisamos comer e dormir com a regularidade que nos é natural, por exemplo.

A rotina é o que faz o mundo funcionar, se o cara que cuida da hidrelétrica que fornece energia para minha região acordar um dia de manhã e resolver que correr de touros em Pamplona é melhor do que cumprir sua rotina de cuidar da hidrelétrica, eu poderia nem estar escrevendo este post. Saber que eu tenho que estar no meu trabalho as oito é o que me faz acordar as sete ao invés de ficar até o meio dia na cama.

A rotina só se torna prejudicial quando nos tornamos prisioneiros dela. Se você tiver medo de fazer qualquer coisa que fuja dos seu escopo de experiências, porque lhe parece mais fácil se manter na sua bem conhecida e segura rotina, você poderá se tornar uma pessoa triste e rancorosa com quem soube aproveitar as novas experiência que lhe eram oferecidas.

Conheço profissionais que odeiam o próprio emprego, mas não tem coragem de procurar outro, tem medo de sair de rotina velha conhecida porque assim estariam abandonando sua área de conforto.

É difícil saber se sua rotina esta lhe fazendo bem ou mal, mas se você fica depressivo quando ouve a música de abertura do programa do Faustão, porque é sinal de que o final de semana está acabando, fique alerta.

Não sou bom em dar conselhos, mas se tem algo que aconselharia a alguém é: se sua rotina está lhe fazendo mal, que tal antes de sair da rotina, escolher uma rotina melhor!

5 comentários:

  1. Excelente Post Teilor!!

    Não havia ainda pensado dessa forma! Realmente existem "boas" rotinas... mas o que torna a rotina prejudicial é o simples fato de não gostar dela!

    Agora, sobre o Faustão... O fato dele ainda existir na tv me deprime muito! Acho que é um formato de programa já ultrapassado!! Mas aparentemente faz parte da "rotina" da Globo... E talvez eles tenham medo de mudar (ou melhorar) sua rotina!

    Parabéns pelo Post!!

    ResponderExcluir
  2. Teilor

    Porque tu não foi fazer jornalismo, hein? Tu estás me saindo um baita colunista. =DD

    A rotina é uma coisa complicada. Todo mundo luta pra sair dela, mas se saem apenas um pouquinho, a vida vira uma bagunça. Como tu disseste, o negócio não é sair da rotina, mas é saber torná-la algo positivo. Até dá pra "sair da rotina", por assim dizer, mas é importante saber voltar pra ela.

    Beijoo

    Até amanhã!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo! ou talvez psicólogo. tem dias que eu tenho rotina eu quero sair dela, e quando saio as vezes quero voltar... dadas as raras exceções xD. Faustão é deprimente. Não passa nada que preste m fim de semana na tv aberta. Por isso que eu passo o dia no pc

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, tem boas idéias, é claro e objetivo em suas palavras.

    ResponderExcluir
  5. aproveitando a deixa quero dizer: Jesus Amado, nao consigo acreditar que alguem ve o programa do Faustao. Bah, mas e insuportavel. E essas novelas Caminho das Indias, Tres Irmas, Negocio da China. Pior mesmo so as novelas da record. Estamos perdidos!!!!

    ResponderExcluir