8 de set de 2008

Sapiranga Digital, Informações corretas e retratações


Informações, dúvidas  e para entrar em contato visite o site oficial do Sapiranga Digital em http://www.sapirangadigital.net.br/

Este blog não possui nenhuma ligação direta com o projeto

O Ezequiel Essvein da Fonseca, diretor de informática e técnico responsável do projeto Sapiranga Digital, me chamou a atenção, por ter feito um comentário dando a entender, que o projeto Sapiranga Digital era mais uma mirabolante estratégia de campanha. Realmente o projeto, até onde pude verificar, é serio e será realizado independente de quem ocupar o cargo de prefeito na nossa cidade. Em minha defesa, só gostaria de dizer, que sempre deixei claro, que considero Sapiranga, uma cidade modelo no que tange a acesso a internet por órgãos públicos e penetração de software livre nestes órgãos (uiii).

Assumo que me confundi, pelo fato do boato ter surgido em época de campanha, e por coincidir com algumas ações da atual administração que nem com muita boa vontade, eu poderia definir como não sendo "ações de campanha".

Não é todo dia que ruas que não existem nos mapas oficiais da cidade recebem asfalto. Como também não é todo dia que se constroem banheiros públicos no valor de 10 mil reais, em praças onde estes jamais serão usados. Não estou aqui para fazer propaganda política, mas me irrita este surto de obras públicas sem sentido. Inclusive o asfalto a que referi, foi colocado próximo a minha casa, em uma rua que teve seu espaço oficial invadido por moradias irregulares, que deveriam ser removidas antes de se asfaltar a via. Sinto muito senhor prefeito, mas uma rua de mão dupla que se afunila, no meio do caminho, mal oferecendo espaço para dois carros passarem simultaneamente, é um convite a acidentes!

Mas voltando ao que interessa, o Sapiranga Digital, segundo o que pude apurar no blog do Leonardo, o Dicas de Nerd, é um projeto inovador já que não pretende apenas fornecer banda gratuita para os moradores da cidade, mas também promover a integração digital das classes menos favorecidas. Serão disponibilizados serviços como e-mail, educação à distância, ouvidoria, consulta ao acervo de livros da Biblioteca Municipal, que talvez receba um novo fôlego com este projeto(!). entre outras informações aos cidadãos.

Outra informação que eu achei muito interessante, é que downloads de P2P serão limitados a 5% da banda, afim de não prejudicar o acesso como um todo. Acho importante ter este tipo de controle, afim de oferecer o melhor serviço para todos. Se me perguntarem, também sou a favor do controle de trafego, a fim de melhor utilizar a rede; não seria muito interessante permitir que qualquer um deixasse seu computador ligado o dia todo, baixando "filminhos educativos", enquanto outras pessoas tem seu acesso a informações úteis prejudicado.

Ainda não sei quais os critérios para participar do projeto, mas como a BrTelecaco não me libera porta de acesso, espero poder utilizar o serviço, ainda mais agora que sei que existem pessoas serias trabalhando nele.

Quanto as reclamações em relação ao serviço, como o próprio Ezequiel comentou, podem ser enviadas a prefeitura, que atende e segunda a sexta no seguinte horário: 12h30min às 18h30min.

Sou usuário Linux, mas odeio xiitismo. Acredito que o fato de algo ser de graça não significa que se deva relevar qualquer problema que surgir independente do que o pessoal do KDE afirme. Acho válido, não reclamar, mas sim apontar os pontos que podem ser melhorados, como também ajudar nas melhorias que estiverem ao seu alcance.

Informações mais detalhadas poderão ser encontradas no blog Dicas de Nerd.

4 comentários:

  1. Acho que deve haver outras prioridades, não que a inclusão digital não seja importante. Mas eu acho que é alo que poucos poderão tirar proveito. Aqui na minha cidade menos de 40% têm computador, e poucos com suporte à redes sem fio. Talvez quem vá usar é quem menos precisa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Teilor Soares,

    De fato, temos que ter consciência da nossa função como servidores públicos!

    No mais, fico constrangido de ter outros assuntos misturados em post's de tecnologia!

    Qual a sua especialidade no ramo da informática? Tens uma linha de trabalho que pretende seguir após a conclusão do seu curso?

    Sugestões e críticas são muito bem vindas; caso queira, tb estamos a dispozição para recever o amigo no CPD da Prefeitura.

    um []
    Ezequiel

    ResponderExcluir
  3. Quanto as misturas de assunto em posts de tecnologia, só posso dizer que este blog tem uma conotação totalmente pessoal. Apesar de usar a tag tecnologia em alguns posts, poderia dizer que todos os meus post tem uma tag "pessoal" embutida. Não tenho pretensões de criar posts sobre uma visão puramente informativa, mas costumo oferecer links para sites ou blogs que o façam.

    Sei que é complicado trabalhar como funcionário público, já que muitas vezes, são confundidos com políticos.

    Quanto as minhas especialidades (que ainda não são tão especiais assim) atualmente trabalho como programador. Desenvolvo softwares para automação comercial, todas as aplicações com que trabalho são para ambiente Windows, ficando o Linux restrito ao meu uso pessoal.

    Não tenho certeza no que quero atuar depois de me formar, pretendo me especializar em algumas das áreas que me são interessantes hoje, provavelmente não em automação comercial!

    Obrigado pelo convite, como disse estou na fila para fazer uso da rede Hifi que está sendo desenvolvida.

    ResponderExcluir
  4. Quando entrará em funcionamento?

    ResponderExcluir