27 de out de 2008

Um bom lugar de trabalho


Tenho um sério problema com ambientes de trabalho. Parece que fico menos produtivo se não estiver trabalhando em um ambiente agradável. Na verdade poderia dizer que trabalho melhor em um ambiente mais agradável.

Para explicar vou usar de um exemplo: estava buscando um computador em um dos laboratórios livres da minha faculdade, a maioria dos laboratórios por aqui são excelentes, mas entre os laboratórios livres (onde não tem aula), apenas alguns primam pela excelência, a grande maioria parece mais um cemitério de hardware antigo.

Nos laboratórios bons, todos os computadores são Dell com tela de 17 polegadas , e sinceramente, você não sabe o que é um teclado bom para digitar até ter usado um teclado Dell. Pra quem não tem o computador como objeto de TRABALHO, ESTUDO e LAZER, como é o meu caso, pode parecer frescura se achar menos produtivo por causa de um teclado mas, digitando em um teclado de teclas pequenas e macias demais, em um tela de 14 polegadas, não posso ignorar a sensação de que não estou fazendo um trabalho tão bom quanto poderia fazer em um ambiente de trabalho melhor.

Neste exato momento, mudei de computador, pois estava em um dos laboratórios ruins, mas de olho na porta de um dos laboratórios com bons computadores, esperando que alguém saísse para poder correr e pegar o computador livre. Pronto, não estou no lugar da sala que acho mais agradável, mas agora é só esperar.

Acredito que o local de trabalho pode influenciar muito uma pessoa. Claro que conheço gente que poderia programar em Lisp, no meio de um baile de eletro-pago-funk (sim, esta abominação existe) e tirar dez no trabalho final de AI (piada nerd). Eu, porém, sinto um verdadeiro bloqueio se o lugar ao meu redor não estiver exatamente do meu agrado.

Esse meu bloqueio pode ser um problema quando se tem que atender usuários pessoalmente, e alguns dos usuários atendidos, não levam muito em conta a qualidade do seu ambiente de trabalho, porém para isso desenvolvi uma técnica: fico imaginando que quanto mais rápido fizer o meu trabalho e satisfizer o cliente (uii), mais rápido poderei voltar para meu local de trabalho, onde uma grande mesa, com minha grande bagunça e meu computador me esperam.

Só fico meio frustrado com os laboratórios livres da minha faculdade por ter de usar Windows, mas tendo um Dell de última geração para postar no blog, posso esquecer deste detalhe por enquanto.

4 comentários:

  1. Também tenho isso. Muitas vezes não consigo me concentrar em ambientes quentes ou fechados, o que me atrapalha bastante pois nem sempre tem energia aqui. Horas improdutivas essas.

    ResponderExcluir
  2. BLOQUEIO??

    No meu tempo isso se chamava FRESCURA!!

    ResponderExcluir
  3. Eu to com a bruna, deixa de frescura!!! auauuuaa@!!!!!kakakkakakaka
    la na faculdade que eu estudei são 45 alunos por computador, os pcs sao antiquissimos...os monitores de tela CRT antigos de dá dó.
    tudo linux muito mal programado, os tecnicos nem ajudam a gente direito.
    ainda bem que ja me formei.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o ambiente influencia muito na produtividade e no aprendizado... mas faz parte, sem sempre tudo é um mar de rosas... Bju ;)

    ResponderExcluir