1 de nov de 2008

Excel, o poder das ferramentas que temos em mãos


Esta semana me surpreendi com o poder de uma ferramenta velha conhecida de quase todo mundo que já usou Windows, estou falando do Excel.

Até pouco tempo, achava que o Excel só servia para fazer aquelas planilhas básicas, com aquelas formulas chatas que eu nunca consegui decorar; depois eu descobri que o Excel possuía um interpretador/compilador em Visual Basic que permite criar verdadeiros programas sobre ele, existem até programadores Excel! Após isso descobri o poder das macros, e me surpreendi com o seu potencial, apesar de não saber exatamente como usá-las.

Mas esta semana eu vi mais uma ferramenta que me deixou de queixo caído. Na minha aula de Pesquisa Operacional, meu professor nos apresentou a ferramenta Solver do Excel. Com esta ferramenta podemos resolver problemas de logística, produção e outros que até aquele momento vínhamos resolvendo através de complexos modelos matemáticos no papel. A diferença da ferramenta e dos modelos que criamos, é que o Excel aceita problemas altamente complexos, que se fossem propostos para resolver no papel com um algoritmo Simplex, aumentaria em pelo menos 75% a evasão no curso de Ciência da Computação( que já não é pequena).

Mas então, hoje pela manhã, ao ler um dos meus blogs de tecnologia favoritos, o MeioBit, encontrei uma noticia sobre o Excel que eu achei inimaginável: a banda AC/DC está divulgando seu novo single através de um clipe criado em Excel! Isso mesmo, através da ASCII-Art, velha conhecida dos nerds, o AC/DC criou um clipe com áudio e vídeo(em ASCII) que pode ser assistido por qualquer pessoa que possua Excel instalado em seu computador e com a opção de executar macros habilitada. Não adianta tentar rodas no OpenOffice/BrOffice que não vai abrir, mas se quiser assistir mesmo assim ,a banda disponibilizou um vídeo no Youtube com o clipe. O vídeo pode ser assistido abaixo, mas recomendo realmente que você baixe o arquivo em Excel neste link, por que é impressionante o trabalho que foi feito.





Se quiser ver mais um exemplo de muito tempo livre ASCII-Art, vá a um computador com internet, clique em Iniciar –> Executar e digite telnet towel.blinkenlights.nl e dê um Enter. Você poderá então assistir á um dos episódios de Star Wars, todo feito em ASCII-Art!

3 comentários:

  1. eu gosto do excel.
    Mas pra mim ele so serve e eu so sei fazer as 4 operações basicas e graficos.

    ResponderExcluir
  2. Eu me bato até para fazer gráficos no Excel...

    Não sabia que ele possuía tantos recurssos!

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim um programa com capacidade de substituir o bom e velho bloco de notas!

    ResponderExcluir