21 de nov de 2008

O perigo do Ensino a Distância


Quando estava no ensino médio, meus professores diziam que na faculdade
ninguém te da o conhecimento, mas te mostram o caminho para chegar até ele.

Eles tinham razão. Encontros semanais durante um semestre não são
suficientes para abranger todo o conhecimento que algumas disciplinas
podem oferecer.

A faculdade tem sido para mim muito mais do que um um mero estabelecimento de ensino; a faculdade acabou se mostrando um verdadeiro local de aprendizado de vida. E pensar que quando terminei o Ensino Médio, nem estava cogitando começar de cara uma faculdade, e que se talvez, uma bolsa de estudos não tivesse literalmente me arremessado de encontro ao Ensino Superior, talvez eu jamais tivesse acesso a todo o conhecimento que tenho adquirido.

No entanto, percebo que para muitas pessoas, o principal objetivo de frequentar a faculdade, é o diploma que se recebe ao final do curso e não o conhecimento que se adquire ao longo dele.

Essas pessoas geraram uma grande demando por faculdades, onde os cursos precisam ser fáceis, rápidos e baratos e queEAD necessitem do mínimo comprometimento o possível por parte do estudante.Então surgiram os cursos de EAD (Ensino a Distância)

No início, a proposta dos EAD's era apenas oferecer condições de acesso aos estudantes que morassem muito longe de instituições de Ensino Superior ou que tivessem dificuldades de se deslocar até elas. Porém, percebo que várias instituições estão transformando seus cursos a distância em verdadeiros mercados de diplomas.

Quem nunca ouviu alguma propaganda, no rádio, na internet, nos outdoors e principalmente da televisão, de cursos que podem ser concluídos em apenas dois anos, com aulas a distância apenas uma vez por semana, com mensalidades muito baixas e você ainda ganha de brinde uma bugiganga ou livros de baixa qualidade.

O que eu me pergunto é: que tipo de profissionais este curso vai formar? Se nos cursos presenciais já vemos muitos estudantes desleixados e preguiçosos, imagine o que se vê em cursos onde o aprendizado é um mero detalhe.

Não pretendo ofender quem faz uso dos EAD's. Acredito que o principal responsável pela formação de um profissional é ele próprio e não a instituição de Ensino que ele frequentou os os professores com quem teve aula. Com dedicação, é possível ter uma boa formação quase que independente da instituição escolhida.

Na verdade, minha preocupação e com os estudantes que não vão correr atrás de uma boa qualificação. Estes estudantes vão ficar na área de conforto que as restrições de um curso de EAD oferecem. Então eu poderia até me perguntar: e porque eu deveria me importar com a formação que os outros vão ter. Pois eu respondo: eu preciso me preocupar porque no futuro, esses estudantes irão para o mercado de trabalho.

Eles serão o sobrinho do gerente do seu banco que vai fazer confusão com a sua conta, eles vão ser os funcionários públicos que trabalham de má vontade e não fazem a menos questão de contribuir para o bom andamento da gestão pública; eles serão os protegidos e puxa-sacos que se escondem atrás de um diploma para proteger seu cargo enquanto profissionais qualificados são deixados de lado.

Como diria Regina Duarte, tenho medo. Quando começarem a fazer cursos de medicina a distância, eu me mudo para o mato e só me consulto com um pajé índio da tribo dos Guaranis, que com certeza não se formou via tele curso.

3 comentários:

  1. kakkakkaakakakaa
    Calmaê...
    Nem tudo são flores e nem espinhos.
    Pra quem nao consegue entrr numa publica e nem tem dinheiro, mas quer estudar os eads sao a salvação.
    Nao coloque tudo no mesmo bolo.

    ResponderExcluir
  2. Não estou generalizando, nem quero afirmar que todos os alunos de EAD são uns merdas, mas que existem muitos alunos compradores de diploma, isso existe.

    ResponderExcluir
  3. Esse negócio de julgar é foda...
    Olha aqui eu estudo sem porcaria de professor nenhum tenho livros 24 horas nas mãos , gosto de estudar, estudo por prazer... E já estudei em faculdade....
    Quem tem mérito é o aluno e não essas "todas " faculdades de merda, que as pessoas se querem pegam num livro.... Toda faculdade paga seja qual for é um lixo...

    ResponderExcluir