25 de nov de 2008

O Ranking do BlogBlogs não tem utilidade nenhuma


Não pretendia postar sobre isso, mas como este blog está meio abandonado (inclusive com template perdido) e o PAC vai demorar um pouco para passar por aqui, resolvi escrever sobre o mais novo buzz da Blogosfera Brasileira (de uma parte dela pelo menos).

A campanha/meme/suruba de links “Mamãe, eu quero subir no ranking do BlogBlogs” gerou muita polêmica entre os blogueiros que fazem uso do BlogBlogs.

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que eu não tenho nada contra os blogueiros que criaram o meme – nem sequer conhecia nenhum deles -, também não tenho nada contra o meme em si, pois para mim, ele refletia o espírito comum do termo meme, que antes de tudo, é uma brincadeira entre blogueiros, que envolve a troca de links. Você vê um meme inútil surgir toda semana, e vê um meme com algum conteúdo legal ou social aparecer de vez em quando.

Mas ontem, eu via a BlogBisca (bisca bisca bisca) pegar fogo discutindo sobre o assunto. Eu mesmo tentei dar uns pitacos, mas tenho bastante dificuldade em raciocinar quando minha caixa de entrada fica atulhada com mais de 50 e-mail’s da mesma thread em menos de trinta minutos.

O que causou tanta comoção na Blogosfera, foi o atrito entre os beneficiados e os lesados na brincadeira de subir no Ranking. O BlogBlogs é considerado o Technorati brasileiro, o que é muito justo, pois é o serviço em português que mais se assemelha ao original americano. Faz tempo que o BlogBlogs mantém um ranking com todos os blogs inscritos no serviço, sendo que o objetivo principal deste, é apontar, baseado em links recebidos de outros blogs igualmente cadastrados no serviço, a popularidade de cada blog.

Porém a campanha mostrou o que muitos blogueiros pareciam ignorar: o ranking é totalmente manipulável, não serve para nada, apenas serve mesmo para ... ser o ranking do BlogBlogs.

É claro que o ranking era comumente usado por agencias de publicidade e propaganda para direcionar suas campanhas, mas não como fator único; apenas como fator auxiliar. Vi muita gente reclamando que a suruba de links destitui sua utilidade, mas não vi até agora ninguém afirmar que “O RANKING NÃO TINHA UTILIDADE NENHUMA!!!”. A única utilidade real do ranking era massagear o ego de alguns blogueiros que, seja por mérito (o que é inegável em alguns casos), seja por alpinismo social, estavam no topo.

Pessoalmente não participei do meme por dois motivos:

Primeiro: não tenho paciência para memes que não acrescentem em nada, se vou poluir meu blog com posts sem conteúdo, vou fazê-lo por mim mesmo ou por convite de algum amigo, não porque eu ache legal bagunçar o ranking de algum serviço que eu quase não utilizo.

Segundo: o meme em nada me serviria. O objetivo do meme era subir posições no ranking do BlogBlogs, mas o único blog que tenho cadastrado no serviço ( que é este aqui por acaso), tem uma posição tão insignificante no ranking, que mesmo subindo mil posições, ainda continuaria muito longe dos primeiros colocados. Nem tenho o widget de visitantes do BlogBlogs no meu blog, pois ele costuma dar muito problemas com o meu FireFox.

Minha opinião é basicamente que ,alguém criou um meme para bagunçar um serviço que muitos blogueiros usavam, achando que estava mostrando as veleidades da blogosfera, outros entraram na brincadeira só para se aproveitar do meme e subir no ranking; mas no fim das contas, ninguém ganhou nada; quem caiu, perdeu posições, quem subiu, perdeu credibilidade, junto com o ranking que pretendia conquistar!

7 comentários:

  1. Olha Tê...
    sei lá...
    não sou a favor de memes nem contra...

    acho que as pessoas podem sim "presentear" as outras...

    o buxa é quando vem o querido meme, e tu percebe que é só mais um motivo que a pessoa tem de subir no ranking dos desesperados por visitas!!

    ResponderExcluir
  2. Se a pessoa pensa que vai ganhar muitos leitores com o ranking, está enganado. Realmente aquilo é só pra satisfazer uns blogueiros que se acham donos da blogosfera. Dos trinta blogs primeiros na lista, se havia dez com conteúdo útil era muito. O resto era tudo o pessoal do kibe.

    ResponderExcluir
  3. Bom... vou tirar o rank do meu!
    Otimo informação, e acredito em voce, quando vi que o meu blog que sem meme estava em 2206 no rank e vi despencar para 5861 em 1 semana fiquei muito p***.

    ResponderExcluir
  4. De tudo isso podemos tirar uma conclusão "A união faz a força!" pena que isso é utilizado de maneira errada... em vez de apoiar uma campanha contra a fome mundial... contra a pedofilia... contra o desmatamento... contra o descaso com os índios... criam um meme para se sentirem deuses da blogosfera... e depois que estiverem com o poder na mão... o que farão?!

    ResponderExcluir
  5. Acho que muitos se preocupam com ranking coisa e tal e esquecem do porque começaram a blogar...

    ResponderExcluir
  6. Criticam os critérios do DiHITT, mas, com certeza, estão há anos luz à frente em adequação do blogblogs.. Lá é por link compartilhado. Acho esquisito.
    Mas acho que uma ficha não caiu aos blogueiros: leitor é uma coisa, visita é outra. Quem produz conteúdo precisa mais de leitores do que de visitas necessariamente.
    Quando eu entendi o sistema do ranking do Blogblogs, eu desisti. Até tenho um registro lá, mas nem sei o que é daquilo.
    Acaba caindo no que o Pedro falou acima..
    Abs

    Marcelo

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você: tem blogueiros que saem trocando links para adquirir visitas além do mais trocam links com sites que não tem nada a ver com seu blog, algumas pessoas fazem este tipo de coisa achando que vão subir no numero de visitas.
    O que realmente funciona e fazendo um site e post de qualidade para adquirir leitores fieis. não se preocupando com quantidade de visitas mais sim de leitores, porque a visita é contato com um clique, pageviews / time são muito mais importante.

    abs
    http://www.vivenciaemtecnologia.com

    ResponderExcluir