25 de nov de 2008

Robôs no Teatro

Se existe uma coisa que eu adoro, é o Teatro, tanto estar em cima do palco encenando, quanto estar na platéia assistindo, são atividades que eu considero das mais prazerosas; outra coisa que eu também adoro é Tecnologia, tanto que estudo e trabalho na área; no entanto nunca havia pensado se existia a possibilidade de juntar as duas coisas que mais gosto, em uma só.

Sempre me surpreendo com a criatividade (e às vezes com a perversão) dos japoneses. Mas nesta terça eu fui surpreendido por uma noticia um tanto quanto inusitada vinda da Terra do Sol Nascente.



Uma peça de teatro de duração de 20 minutos, escrita por Oriza Hirata, conta com atores robóticos interagindo com atores humanos.

A primeira apresentação ocorreu na Universidade de Osaka, para um grupo de jornalistas. Os robôs amarelos foram produzidos pela Mitsubishi Heavy Industry, e recebem o nome de Takeo e Momoko ( não, não sei se são nomes artísticos).

A utilização de robôs já vem sendo explorada a muito tempo pelo cinema, mas é a primeira vez que eu vejo robôs atuando em uma peça de teatro.

Eu particularmente, acredito que seria uma experiência incrível ter robôs no elenco de uma peça da qual eu participasse. Obviamente este é apenas o primeiro caso, robôs cada vez mais se tornarão comuns no nosso dia-a-dia, inclusive nos momentos de entretenimento.



Referência: G1 Tecnologia

4 comentários:

  1. Isso é ORRÍÍÍVELL!!!

    Teilor...
    um teatro tem que ter presença, emoção, caracterização, maquiagem... com robôs seria o FIM disso!!!


    TOMARA que essa idéia nunca chegue até aqui!!

    ResponderExcluir
  2. Robôs podem ter expressão, basta serem programados para tal.

    Espero um dia poder contracenar com robôs!

    ResponderExcluir
  3. eu sei que tu não gosta (ou quase odeia), mas passa la no blog..
    te um meme pra ti!!

    :D

    ResponderExcluir
  4. Que tal a gente construir um pra ser o nosso sonoplasta? E iluminador? ahuaahua

    Passa lá no meu blogg
    Tem um meme pra ti!!!

    ResponderExcluir