22 de nov de 2008

Você não sabe o que é blogar até conhecer o Generación Y

As maiores preocupações dos blogueiros costumam ser a indexação dos seus posts no Google, o rendimentos do seu Adsense e os plagiadores de conteúdo. Mas imagine blogar em um regime politico ditatorial, onde você pode ser preso ou simplesmente desaparecer por emitir suas opiniões no seu blog; imagine blogar em um país onde o acesso a internet é controlado e restrito apenas a funcionários do governo e estrangeiros.

Pois são estas as condições a que está submetida a blogueira Yoani Sánchez, cubana, 32 anos. cubana_Yoani

Yoani é a responsável pelo blog Generación Y, onde escreve textos sobre o seu cotidiano e protestos contra o regime politico cubano. O seu blog é uma critica ao governo que jamais poderia ser feita, por meio oficiais em seu país.

O blog que existe desde abril de 2007, foi criado, segundo sua autora, para tornar públicos seus desabafos pessoais, e seu descontentamento quanto a sociedade em que vive. O nome do blog é uma alusão a sua geração, que recebia na sua maioria, nomes iniciados pela letra Y. nas palavras da própria Yoani "Geração Y é um Blog inspirado por pessoas como eu, com nomes que começam ou contem um ípsilon. Nascidos em Cuba, nos anos 70s e 80s, marcados pelas escolas da paisagem rural, bonequinhos russos, emigração ilegal e frustração. Por isso, convidamos especialmente Yanisleidi, Yoandri, Yusimí, Yuniesky e outros que arrastam os seus ípsilons, para ler e escrever para mim."
Para se manter em um país onde 1 hora de acesso a internet pode custar o equivalente a quase 1/3 do salario médio de um trabalhador, Yoani dá aulas de espanhol a estrangeiros, profissão aliás, não regulamentada e até mesmo discriminada pelo governo.

O blog de Yoani faz parte do portal DesdeCuba, onde ela foi uma das primeiras autoras. Obviamente o portal desenvolvido em Joomla, esta hospedado em servidores fora de Cuba, na Alemanha para ser mais preciso. Yoani adquiriu o conhecimento necessário para montar o portal, quando morou na Suíça, após fugir de Cuba, onde cuidava da home page de uma livraria. Yoani decidiu retornara a Cuba, contra a vontade de amigos e parentes, em virtude de sua mãe, que estava doente.

Yoani não pode acompanhar a blogosfera. O escasso tempo que tem de acesso a internet ela usa integralmente para postar seus textos ou enviá-los a alguém que possa faze-lo. Graças a seu blog, já recebeu alguns prêmios, tendo sido inclusive indicada como uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela Time, infelizmente, jamais teve permissão para sair do país para receber qualquer prêmio pessoalmente.

Em um post recente no seu blog, Yoani escreveu sobre sua indicação ao Prêmio Bitacoras, de uma forma que exprime em muito a essência de seu trabalho:
"Chegue ou não chegue, ganhe ou não ganhe, sinto-me como o corredor deficiente* que consegue alcançar a meta, ainda que o faça depois que todos passaram a linha de chegada. No meu caso, a marca não está em ter ido adiante, senão em vencer meus próprios demônios que me disseram tantas vezes “Deixa a carreira”, “Não vale a pena”, “Não podes fazer nada”.
Pois sim amigos, passamos a linha. Eu arrastando-me, vocês dando ânimo e alguns com insultos como incentivo. Lastimavelmente o estádio está meio vazio, pois faltam os que não podem acessar o sítio dentro de Cuba. À eles, para que comecem suas próprias maratonas, é consagrado este premio."
Talvez blogs não possam mudar o mundo, mas quem sabe não podem influenciar mudanças em uma pequena ilha socialista perdida no meio das Américas!
Se você quiser, pode ler uma versão traduzida do blog aqui!

2 comentários:

  1. E eu reclamando da net discada que me fez adiar um post...

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo avassalador...
    Quero fazer uma reclamação pertinente por propaganda enganosa...
    Vi seu logo na lista de visitantes recentes ao nosso blog e cliquei nele...
    Apareceu o nome "withoutbrain"....Imediatamente imaginei algo de humor, talvez um pouco de sarcasmo....
    Comecei a ler seus posts...
    Voce nos enganou!
    Voce tem muito mais que um cerebro qualquer!!!!
    Vou denuncia-lo ao procon por propaganda enganosa! Voce tem cerebro!E dos bons!
    Adorei de verdade...
    voce poderia mandar pra gente por email o seu logo... gostariamos de indica-lo no nosso roll de blogs avassaladores.
    avassaladorasrio@gmail.com
    Volte sempre, nos voltaremos!

    ResponderExcluir