14 de dez de 2008

Vírus Total: excelente ferramenta de segurança


Já faz um tempo que estava com dúvidas sobre um arquivo que pretendia se iniciar juntamente com o Windows no meu computador. Por questões práticas, o único SO que tenho instalado no meu computador pessoal é o Windows Vista, e a quem possa interessar, estou achando o sistema muito bom.

Mas voltando ao assunto do arquivo suspeito, o Windows me informou que havia um executável querendo se inicializar juntamente com o SO e me perguntou se eu permitia a execução (quem disse que o Windows não é seguro?).

A arquivo em questão era o WinLogT.exe, e como eu nunca havia ouvido falar deste processo fui buscar na internet a procedência do arquivo.

Apesar de o arquivo aparentemente ser legitimo, minhas buscas foram um tanto quanto inconclusivas (se alguém souber o que é o tal de WinLogT.exe me avise por favor). Porém, enquanto buscava respostas, descobri uma ferramenta voltada a segurança muito útil.

No site Vírus Total, você pode enviar arquivos para serem escaneados por várias ferramentas de segurança e receber um relatório ao final do processo. É possível também ver relatórios gerados por outros usuários.

Abaixo está uma amostra do relatório do arquivo que eu submeti:

Apenas um das ferramentas indicou o
arquivo como suspeito

Achei o serviço muito interessante, ainda mais porque acredito que a segurança de qualquer sistema depende mais do usuários deste do que dos anti-vírus, mas é sempre bom ter a mãos ferramentas como o Vírus Total.

Obs.: Apesar de usar Windows, não estou usando nenhum anti-vírus, pode parecer loucura, mas sou de opinião de que dependo do usuário, um sistema Windows pode funcionar muito bem sem anti-vírus.

Um comentário:

  1. Eu também nem uso antivírus, mas de mês em mês eu instalo o kaspersky, scaneio e desinstalo de novo. Eu gosto muito de windows, mesmo, o único defeito são os vírus, mas em compatibilidade o windows é bem melhor, pois a maioria dos desenvolvedores só cria versões windows.

    ResponderExcluir