17 de fev de 2009

Sistema penitenciário Gaúcho (ou quando confundem o seu blog)


Provavelmente, a maioria dos blogueiros já devem estar acostumados á receber comentários em seus posts de pessoas que acham que você tem alguma relação direta com o assunto sobre o qual você escreveu. Exemplo: você escreve sobre sua prestadora de internet, no meu caso a BrT, e sempre aparece algum pára-quedista para comentar no seu blog, achando que ele é algum tipo de canal de comunicação direto com a BrTelecaco.

Normalmente eu não dou atenção a esse tipo de comentário, mas hoje recebi um comentário que merece destaque no blog.

Explico!

Faz um tempo, escrevi um post sobre um jornal da região que eu moro estar colocando no ar um blog da redação. O Jornal em questão é o Diário Gaúcho, que é simplesmente o jornal mais lido da região, principalmente por ter um foco mais popular.

Neste post já havia recebido comentários que obviamente não eram direcionados a mim, como por exemplo, perguntas sobre a situação da Ulbra, uma universidade tradicional, que hoje está a beira do abismo, graças a administração de um reitor corrupto. Mas hoje recebi um comentário endereçado ao senhor Alexandre Bach, editor chefe do Diario Gaúcho e autor do blog da redação. O comentário é sobre uma manchete da capa do jornal de hoje (17/02):

 

image

 

A manchete pode ser lida neste link, e abaixo transcrevo o comentário deste leitor que não consegui identificar.

Sr.Alexandre,gostaria de comentar sobre a reportagem de hoje da capa do diário,onde falão sobre o motim no presídio central de ontem,Quero comentar os acontecimentos que não são divulgados ao público,e que nós temos que saber e principalmente opinar sobre tais assuntos.
O presídio central tem muitos apenados se não me engano bera aos 5000,e se também não me engano tem no geral no máximo 300 funcionários,sendo que nem todos estão sempre lá pois eles se revesam dia e noite.Entre esses funcionários são um pouco mais da metade da força tarefa,que são homens e mulheres que vem de longe,pois recebem diaria e são treinados para lidar com os apenados,mas por causa da vontade de alguém lá de cima ou seja do governo para mostrar que m manda mais decidiu que os membros da força tarefa não podem ultrapassar os 14meses no presídio,sendo assim com esse troca-troca anual que eles fazem para mostrar quem manda a segurança do presídio nunca se estabiliza,pois quando eles já estão treinados e conseguem ter todo o controle,são substítuidos por outros colegas que passarão pela mesma coisa e assim sempre continuará,o central nunca terá uma segurança estabilizada e nós ficaremos mais a merce ainda.EX:ontem na hora que toda aquela bagunça começou as pessoas que realmente sabem controlar a situação estavam lá pegando seus ofícios para irem embora e deu no que deu,pessoas com praticamente nada de treinamento ali tentando contornar a situação.E a nossa Governadora cortou a verba do presídio,e agora como ficará a situação?Acredito que vc pode pesquisar um pouco essa questão e levar aos leitores a outra face da moeda ou pelo menos me ajude a públicar uma matéria com este assunto,pois precisamos fazer alguma coisa para tentar manter na cadeia os que lá estão pois temo pela segurança de todos nós,precisamos de muitas pessoas treinadas para nos dar o minímo de proteção e pagamos para isto.obrigada

 

Através deste comentário, fiquei sabendo que o maior presidio do meu Estado tem uma estrutura de segurança tão frágil que beira ao ridículo. Ao invés de investir em treinamento e capacitação dos funcionários do sistema carcerário, o Estado brinca com a vida destes trabalhadores, dos presos e até mesmo da população. Já tinha ouvido falar que o Rio Grande do Sul tinha o pior sistema penitenciário do Brasil, e se for verdade, posso entender o porque.

Como é possível que o comentarista não se dê conta que esta usando o canal de comunicação errado, vou enviar este comentário para o jornal. Quem sabe eles se apercebam de como é importante mostrar algumas mazelas da nossa administração pública.

6 comentários:

  1. Nossa, tá feia mesma a coisa por aí. Fico até surpresa, pois o sul do país tem a fama de ser a única região em que as coisas funcionam um pouco melhor. Ao mesmo tempo é ótimo ver alguém disposto a fazer alguma coisa, mesmo que seja através do canal errado, rs!
    E, na minha opinião, queimou colchão agora vai dormir no chão! Quem são eles para queimar um bem público que sai do bolso de tantos contribuintes. Azar, e na próxima pensa melhor antes de destruir.

    ResponderExcluir
  2. Só hoje que você notou a precariedade do presídio?

    Pelamor, aquilo ta cada vez pior!

    ResponderExcluir
  3. Enganos acontecem. =PP

    O Sul do país até tem a fama, mas não deita na cama.

    A situação é precária, ridícula. Presos fugindo a torto e a direito, policiais que deveriam é estar do lado de dentro da cela e não fora...

    É difícil, viu.

    ResponderExcluir
  4. Se você receber alguma resposta do jornal, posta pra gente ler!

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Teilor, obrigado pela visita lá no Sexy Help Desk. Seja bem vindo sempre! Aguardo suas opiniões sobre os posts! Abraço...

    Alberto publicou um post sobre.. Seja bem vindo ao Sexy Help Desk

    ResponderExcluir