10 de mar de 2009

A Abril Blogs não era tão má, afinal de contas

Muita gente deve se lembrar da proposta indecente feita pela Abril Blogs para alguns blogueiros. Na época, as listas de discussão demonizaram a Abril e sua ignorância. Quase toda a blogosfera, convidados ou não para a área VIP da Abril, destilarão todo o seu veneno em criticas. Gerou-se um grande mimimi, mais do que justificado, afinal de contas, a Abril não se deu conta de que estava mexendo com pessoas que valorizam demais o ego e o bolso, para participar de um projeto que não lhe renderia nenhuma visibilidade e nenhum dinheiro.

Passado o bafafá, depois que a poeira baixou, a Abril Blogs parece ter acertado o passo, e colocado o seu serviço de blogs nos eixos. Claro que eu não li nada sobre isso em nenhum dos blogs mais populares do Brasil, pois estes estão ocupados demais explorando seus próprios hypes.

Mas o que mudou, afinal de contas, no Abril Blogs?

Com certeza os layouts disponibilizados continuam terríveis! Não tenho certeza do nível de personalização a que cada usuário tem acesso, mas os usuários do Abril Blogs, ou tem um controle considerável sobre seus layouts mas poucos conhecimentos em web design ou a Abril Blogs, libera apenas um nível mínimo de personalização e possui um incrível mal gosto para a web.

Porém, o interessante, é que a Abril blogs, provando que absorveu bem as criticas dos blogueiros, inclusive dos que nem estão utilizando o seu serviço, colocou a possibilidade de qualquer usuário ter publicidade no seu blog da maneira que achar melhor. Seguiu o link anterior? Pois se não seguiu, saiba que ele aponta para um post do blog oficial do serviço, blog este, que está sempre aberto a criticas e sugestões para melhorar o sistema.

Mas sabe o que mais me chamou a atenção no Abril Blogs? A última promoção feita através do serviço, que premiou sua ganhadora com um intercâmbio de um mês na Austrália. E o que a moça teve de fazer para ganhar a promoção? Apenas criar um blog no serviço, falando sobre intercâmbio e escrever um post, relatando como um mês de intercâmbio poderia mudar sua vida ou seja lá o que for...

Pois bem! Meu blog nunca me rendeu uma viagem nem ao Paraguai para comprar eletrônicos piratas, que dirá a Austrália. Provavelmente o seu blog também nunca lhe rendeu uma viagem ao exterior, de um mês, com tudo pago!

Fazer o que? Somos uma blogosfera preconceituosa e burra, enquanto uma das maiores piadas políticas do EUA chegou a mídia, dentre outros fatores, através do lobby de um blogueiro no blogspot, temos que aturar egos inflados que nos olham de cima de suas plataformas em Wordpress e suas hospedagens pagas, como se apenas a relé se instalasse no Blogger.

Estou pensando até em criar um blog na Abril Blogs. Não porque a plataforma em si me atraia, até porque dificilmente eu trocaria o Blogger, mas sim porque eu sou um blogueiro sem ego e sem fama, e que não dispensa viagens internacionais como prêmio por seus posts.

3 comentários:

  1. Por que não? Vai que você ganha!;)

    ResponderExcluir
  2. As vezes encontro textos mais interessantes no Blogger (como os seus) do que em blogs com hospedagens próprias. Conteúdo de boa qualidade dispensa plataformas x ou y.
    Abração! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Sei lá, não confio muito nessas coisas....

    ResponderExcluir