28 de mar de 2009

Apaque a luz, ou não... sei lá

Hoje, as 20:30, vai ser hora de apagar a luz. Aparentemente vamos viver uma enxurrada de Live Earth's like nos proximos dias e a campanha Hora do Planeta é o primeiro (ou segundo).

Abaixo um vídeo da campanha:


A idéia é todo mundo apagar a luz por uma hora, exatamente as 20:30. O projeto foi criado para alertar a população mundial sobre o aquecimento global.

Achei legal a proposta, apesar de no Brasil, quase toda nossa energia elétrica ser gerada através de hidrelétricas, que como bem sabemos,  não agridem tanto o meio ambiente(mas agridem), o movimento pode mostrar que talvez possamos viver um pouco sem luz eletrica.

Eu, por exemplo, posso viver uns 30 minutos sem energia (este é o tempo que dura a bateria do meu no-break).

Mas falando sério. Não vou desligar a luz por uma hora, não porque eu não apoie no projeto ou não acredite na validade dele, mas sim porque eu acredito que posso contribuir de outras formas para a diminuição da degradação do planeta.

Como? Que tal consumir menos? Comprar menos embalagens plásticas ou metálicas? Dar preferência a produtos que não exijam um dispendioso processo de manufatura?

Vejo muita gente posando de "preocupado com o meio ambiente", mas coberto de produtos que tiveram que destruir uma bela parte da natureza para serem produzidos.

Vou propor o próximo Live Earth like: vamos consumir menos por um dia.

Um comentário: