8 de mai de 2010

Mas para que serve o Twitter afinal de contas?


twitter_do_teilorEste não é mais um daqueles posts falando de como o Twitter veio para revolucionar as redes sociais, explicando o que é um microblogging e apontando links para os mais fodásticos usadores de scripts da twitosfera.

Muitas pessoas já me perguntaram para que serve o Twitter; a melhor resposta que eu posso dar é que o Twitter serve para o uso que você der a ele. Acho que o mais legal do Twitter é que não é o serviço que define qual será a utilidade dele, mas sim o usuário.

"-Como assim? Mas o negocio não era dizer o que se está fazendo agora? Para que eu quero saber o que um bando de desocupados estão fazendo?"

 

Para explicar o Twitter, ao invés de definir o serviço, eu vou exemplificar como usa-lo.

O Twitter serve para... (subtítulo para vocês estenderem que a explicação começa aqui)

Ser libertado de uma prisão egípcia:

Essa é velha e alguns podem não se lembrar, mas no ano passado(2008), James Karl Buck fotografava uma manifestação no Cairo quando foi detido pela polícia. Através do seu celular, James enviou uma única palavra para o Twitter: Arrested (preso). Quando os seu amigos nos EUA e seus contatos no Egito leram a mensagem, agiram o mais rápido o possível e James foi libertado no dia seguinte com a ajuda de um advogado contratado pela direção do campus de Berkley da Universidade da Califórnia e o auxílio da embaixada americana no Cairo. Se não fosse a mensagem no Twitter, James poderia ter desaparecido no intrincado sistema judiciário egípcio.

Salvar a vida de uma pessoa

Quando umas das seguidoras de Demi Moore no Twitter escreveu um twitt dizendo “Me pergunto se alguém liga com o fato de que vou me matar”, teve rapidamente uma resposta da atriz que disse: “espero que você esteja brincando”. A mensagem de Demi foi recebida pelas centenas de milhares de usuários que a seguiam e trataram de identificar a suicida e acionar a policia. Graças a centenas de ligações, os policiais conseguiram levar a possível suicida em custódia para uma avaliação psicológica e um possível tratamento.

Aterrorizar os Estados Unidos

Relatórios dos serviços de inteligência dos Estados Unidos apontaram o Twitter como uma potencial ferramenta terrorista. Segundo os relatórios, o potencial de comunicação do Twitter poderia ajudar terroristas a planejarem atentados e se comunicarem com pouca possibilidade de serem rastreados.

Exigir seus direitos de consumidor

O Twitter teve um papel fundamental quando o serviço de internet Speedy, da Telefônica, resolveu deixar de funcionar. No inicio a empresa tentou colocar panos quentes no assunto, mas a mobilização dos usuários do Twitter, relatando problemas com o serviço, deixou óbvio que o problema era generalizado.

Ganhar dinheiro

Como não poderia deixar de ser, os mais seguidos do Twitter começaram a receber propostas para usar seus perfis como veículo de publicidade de empresas. Marcelo Tas passou por uma verdadeira saia justa quando anunciou que faria publicidade para a Telefônica através do seu Twitter e ainda teve que aguentar seus seguidores reclamando das falhas no serviço.

Acabar com uma relação

Jennifer Aniston cansou de ser ignorada pelo seu namorado, John Mayer. Apesar do moço não atender a ligações da atriz, usando como desculpa estar muito ocupado, seu perfil no Twitter era atualizado compulsivamente. Este deve ser o primeiro caso público de separação por ciúmes do Twitter.

Dar um ‘olé’ em jornalistas e ajudar pessoas em um momento de caos

Os jornalistas até tentaram cobrir ao vivo os atentados terroristas em Mumbai, mas as informações mais recentes, se espalharam pelo mundo através do Twitter. O Twitter não serviu apenas para registrar em tempo real os ataques, como também foi de grande ajuda para coordenar grupos de apoio, que trataram logo de informar os hospitais onde se poderia conseguir ajuda e incentivaram a doação de sangue entre os usuários. Através do serviço, parentes de moradores de Mumbai, puderam receber noticias de seu familiares.

 

Esta lista com certeza poderia continuar por muitos mais parágrafos, por que os usos do Twitter parecem ser quase que infinitos, desde divulgar seu blog, passando por pedir ajuda quando se está preso em uma montanha e até transmitir uma cirurgia ao vivo.

E se você teve saco paciência de ler este texto até aqui, exercite mais um pouco sua paciência me seguindo no Twitter em @Teilor.

26 comentários:

  1. Serve também para saber que você postou mais um ótimo texto...

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa é certa: é muito mais prestativo que o Orkut que virou fuxicação da vida alheia!

    ResponderExcluir
  3. Serve pra saber que a pessoa ta online e aí a gente posta dizendo pro cidadão entrar no msn.
    :D

    ResponderExcluir
  4. É por essas e por outras que fiz um...

    Apesar de ter criticado o coitadinho tantas vezes!!

    ResponderExcluir
  5. Serve para aproximar um bando de gente carente e que se acha "cuuuult".

    ResponderExcluir
  6. Engraçado... p/ mim continua sendo um second life 2. Veio com grandes promessas, mas logo não servirá para nada

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante

    O Twitter no meu caso utilizo profissionalmente, já consegui diversos novos projetos através dele.

    Este post disse muita coisa do que penso, só faltou um exemplo que ocorreu em que um padeiro criou um twitter para avisar quando tem pão fresco na panificadora. Isso além de revolucionar atraiu muitos clientes e fila assim que sai o pão do forno.

    Temos que usar os serviços com criatividades e tentar usufruir da melhor forma possível.

    Valeu, siga-me @bracaroto

    ResponderExcluir
  8. Bom, tudo q foi dito eh que voce pode postar mensagens dizendo como voce se sente... Mas peraeee!!! temos o myspace 2? no vi diferença nenhumaaaa

    ResponderExcluir
  9. Apesar da bela e completa explicação não vejo muita utilidade neste serviço. Sei que minha humilde opinião aqui não tem importância nenhuma, pois os fatos comprovam o contrário ao que penso. O tal do Twitter é uma febre. Prefiro ficar com meu bom e velho msn mesmo. Abrax

    ResponderExcluir
  10. O que é Twitter mesmo???

    ResponderExcluir
  11. É uma merda... logo vai desaparecer....

    ResponderExcluir
  12. Muito Bom! Concordo com o primeiro comentário!
    Com o twitter fica muito mais fácil chegar nesses posts =D

    ResponderExcluir
  13. Se um dia eum encontrar uma VERDADEIRA utilidade para isso... talvez eu faça. Tomara que até lá ele já tenha desaparecido, como tantos outros serviços da internet.

    ResponderExcluir
  14. Para mim serve para catar umas gatas ai, que estão carentes, pois carentes é o que mais tem, mulher carente querendo... querendo... querendo.... voces sabem o que elas querem!!!
    E eu dou, né... eh, eh, eh...
    Eu me descrevo como sendo um cara bonito como do Brad Pitt mas quando elas me conhecem de fato verificam que eu sou baixinho, gordinho, meio careca, chato, tenho chulé, mal hálito e moro longe prá c... ah!, eu também sou pobre...
    Mas como todas elas são carentes, vão que vão, né, e eu vou que vou, né ... eh, eh, eh... e papo todas !!
    Paul Durow

    ResponderExcluir
  15. Aê! Obrigado pelo comentário! É bom ver que o blog não tá 100% morto!
    E o seu blog hein, tá mandando ver! Gostei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Twitter serve também para selecionar os melhores sites úteis da internet, veja twitter.com/sitesuteis

    ResponderExcluir
  17. Vou perguntar ao meu filho!

    ResponderExcluir
  18. Teilor, vc. presta um ótimo serviço a muitas e muitas pessoas. Estás de parabens. As pessoas devem usar esse espaço com consciência, educação e respeito ao que fazes.
    Um abraço.
    Francisco Paulo.

    ResponderExcluir
  19. bom, não li tudo porque não tem nada mais chato do que ficar seguindo instruções ou explicações num computador. não tem um jeito mais fácil de fazer a tal da "inscrição" nessa porra de twitter??? em inglês??? não dá para adaptarem uma versão em português???

    ResponderExcluir
  20. Acho que você poderia ter mencionado o exemplo de: Ser capa da Playboy. Afinal, se não fosse o Twitter nossa "amiga" Tessália não iria para o BBB10 e não ganharia uma fortuna só mostrar em uma revista como veio ao mundo.

    ResponderExcluir
  21. Teilor, o Twitter serve para espalhar o mau-humor, como no meu caso!

    ResponderExcluir
  22. Ultimamente o twitter tem servido para demitir pessoas. :P

    ResponderExcluir
  23. Quem trabalha meeeeesmo não precisa de twitter.
    Ele só serve para ficar falando bobagens com bobos carentes.

    ResponderExcluir
  24. Cara, pra mim o twitter é apenas um tipo de chat mais elaborado onde você só fala com quem te segue e vice-versa! O msn já faz isso a muito tempo!

    ResponderExcluir
  25. e isso ai eu sou novo no pedaço, mais ja notei
    que vou gostar desse negocio
    e quero dar-lhe os parabems pelo sue trabalho que
    ajuda muito.

    ResponderExcluir