21 de jul de 2009

Políticos e Blogs: quando não debocham da opinião pública, tentam cala-lá.


censorship_CpinK_3868 Acredito que existem políticos descentes nestes país, mas duvido que este possam fazer um bom trabalho quando estão cercados de corruptos e ‘mamadores das tetas’ do poder público.

Enquanto alguns desses políticos corruptos, que não escondem os abusos que cometem no exercício dos seus cargos e afirmam com todas as letras que estão se lixando para a opinião pública, outros preferem calar a opinião pública com ameaças e abusos.

Não conhecia o Cássio Augusto e nem o blog dele, só vim a conhece-lo através de um apelo feito na lista Blogosfera. A mensagem que recebi informava que o Cássio estava sendo processado por autoridades politicas do DEM (DEMOCRATAS!?!) de seu município, Nova Londrina.

Motivo? Esses políticos não estavam satisfeitos com as criticas feitas a sua administração no blog do Cássio.

É claro que vivemos em um país democrático, onde os cidadãos tem o direito de expressar suas opiniões, onde opinião não pode ser confundida com difamação e onde todos tem o direito de cobrar uma boa administração de seus eleitos e de seus dirigentes. Obviamente o DEM (DEMOCRATAS!?!) não se envergonha de manchar o nome de seu partido (DEMOCRATAS!?! POR FAVOR!!!), colocando contra a parede um blogueiro que não pretende nada além de exercer seu direito de cidadão, ao emitir suas opiniões sobre a administração pública de sua cidade para quem quiser ouvir (ou ler).

É claro que esses políticos não tem idéia do que é a blogosfera, talvez nem conheçam muita coisa sobre internet e muito menos saibam que a voz do povo nunca teve tanto poder, desde de que  algumas pessoas se deram conta de que podiam compartilhar suas opiniões através da grande rede.

censorship2Esses políticos estão tentando cercear a liberdade de expressão do Cássio, tentando oprimi-lo, certos de que ninguém os impediriam de se voltar contra um blogueiro que está longe dos grandes veículos de mídia.

Talvez eles estejam certos, mas eu prefiro pensar que não. Estou publicando este post para registrar a minha admiração pelo Cássio, que se recusou a revelar suas fontes aos políticos e quando questionado sobre a possibilidade de remoção do processo, caso submete-se todos os seus artigos a avaliação da prefeitura (alguém abriu a porta dos porões da ditatura?) também o recusou, mesmo sabendo das consequências as quais poderia estar sujeito ao bater de frente com o tipo de gente com quem está lidando

Você pode ajudar fazendo um post no seu blog falando do assunto e linkando o blog do Cássio e outros blogs que publicaram textos sobre o mesmo. Não tem blog? Use o Twitter, o Orkut, o MySpace, conte para sua mãe, para a vizinha, enfim… sei lá; só sei que o nosso silencio só fortalece os corruptos e que, se somos um povo sem memória politica, pois então armazenemos tudo em um local de fácil acesso quando precisarmos: na internet.

Entenda o caso no post escrito pelo Cássio ‘ Processo contra este Blog

Leia mais nos blogs:

Visão Panorâmica

Lei & Ordem

Puts!Grilo.com

8 comentários:

  1. Para eles, quanto menos o povo souber, melhor.

    Por isso que colocam tanto programa que emburrece, na televisão. Agora, vai voltar o NO LIMITE. Porque não dão uma de GloboNews e inserem mais programas de discussão política, econômica e cultural? Ah, sim! Porque não é interessante para as grandes corporações e grandes cabeças que mandam nesse país.

    Porque na hora em que o povo se der conta o quanto estamos indo pra trás e quanta corrupção realmente existe, bye bye politicagem.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a gentileza do apoio ao Cássio e a citação do Visão Panorâmica.

    ResponderExcluir
  3. Vixe! fiz um post ontem sobre o deputado Paes de Lira coronel da polícia militar e confesso que após ler o seu post fiquei com um pouco de medo.

    ResponderExcluir
  4. @Nicácio, realmente alguns políticos são amedrontadores; mas nem por isso devemos baixar nossas cabeças e seguir suas ordens sem questionar, afinal de contas vivemos em um democracia.

    ResponderExcluir
  5. Apoiado e twitado!
    Essa semana lendo a revista Época fiquei perplexa com uma reportagem onde abordava o comportamento geral dos Excelentíssimos Senadores da Republica.
    A reportagem revela que nenhum desses senhores tem a coragem de chegar até o fim das acusações porque estão todos comprometidos. Então ficam nesse jogo de cena para investigar sabe-se lá Deus o que (porque o que rola por lá é chantagem para conseguir negociatas obscuras que nunca ficamos sabendo). Essas trocas de acusações e baixaria nada mais é que a conseqüência da escolha dos políticos que elegemos para nos representar no senado. Vale lembrar que o papel que caberia as vossas Excelências seria de estarem trabalhando a favor do Brasil e não conspirando com ações duvidosas, chantagens e outros atos de tão baixo nível. É triste porque está tudo parado onde deveria está andando a todo vapor para o crescimento e desenvolvimento do Brasil.
    Ai como ficamos nós mortais que trabalhamos, pagamos impostos e tentamos viver uma vida digna?
    Ficamos em casa assistindo a toda uma palhaçada de ameaças, acusações, destemperos e falta de conduta.
    E mais, sem nenhum direito básico a tudo que a lei nos garante. Como educação, saúde, segurança...
    Mas vossas Excelências entendem que podem viajar sem nenhum critério para onde acham que devem ir. Acompanhados claro. As passagens pagas pelo Senado evidente. Se necessitarem de auxilio saúde podem mandar a conta extrapolaste sem que ela seja auditora da para o Senado que tudo é pago sem nenhum transtorno. Isso são só algumas excentricidades (para mim essa é a palavra para essas discrepâncias, pois tudo têm de seguir uma ordem afinal de contas vivemos em sociedade e devemos respeitar a ordem das coisas, algo que esses senhores desconhecem). De vez em quando são questionados por esses atos e ainda se sentem OFENDIDOS. Dá para acreditar?!
    Daqui a pouco quando eles perceberem que os blogs são uma realidade aflitiva para suas existências iram começar uma caça as bruxas. Pessoas que antes se limitavam a assistir ao jornal hoje acompanham blogs e chegam a participar de debates via comentários, outros vão mais longe e criam seu próprio blog para expor suas idéias. É Excelência por essa vossa senhoria não esperava...
    Mais que haverá uma AMEAÇA na liberdade de expressão pode apostar que sim, prova disso são processos como esse que você citou e tantos outros, mas o badalar mais assustador foi a censura que o Jornal Estadão sofreu. Agora está em nossas mãos consentir essa opressão ou não.
    Teilor visitá-lo é sempre uma ótima oportunidade para um bom papo.
    Desculpa minha estendida mania de tagarelar, mas é com humildade de uma cidadã questionadora.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. @Ana, raros são os comentários tão prazerosos de se ler quantos os seus. Realmente o caso do Estadão me deixou perplexo e me fez ver que para alguns dos nossos políticos não existem limites.

    Estou sempre acompanhando seus textos pelo diHITT e é um prazer te-la aqui.

    ResponderExcluir