20 de ago de 2009

Blogger comemora 10 anos


image Dia 23 de Agosto de 2009, o Blogger, um dos primeiros sistemas de blog gratuitos, comemora 10 anos. Poucos são os serviços web com uma idade tão avançada, ainda mais entre os que oferecem todos os seus recursos gratuitamente.

O Blogger sem dúvida atingiu a maturidade a um bom tempo e vem cada vez mais melhorando a sua qualidade como ferramenta.

Não escondo que o Blogger é minha ferramenta favorita de blogs; mesmo depois de testar outras, como Wordpress, b2Evolution, Drupal, percebo sempre que nenhuma delas consegue reunir facilidade, custo e qualidade da forma que o Blogger faz. Já até escrevi um post explicando porque escolhi o Blogspot.

Se engana quem pensa que não é possível ter um blog de qualidade no Blogspot. Talvez blogs profissionais demandem alguns recursos que exijam outro CMS mais flexível, mas só porque um blog não é profissional, não significa que ele não seja bom.

O Sérgio Estrela do IceBreaker fez um post mostrando as possíveis melhorias da plataforma Blogger, baseado em uma página que o Google forneceu á algum tempo, para que os usuários colocassem sugestões de novos recursos e votassem nas sugestões que mais lhe agradavam. Se apenas alguns daqueles recursos forem implementados, a plataforma como um todo irá dar um grande salto de qualidade.

Ainda sobre os novos recursos do Blogger

O Google oferece a alguns usuários do Blogger acesso a novos recursos da plataforma para que os mesmos os testem antes de serem lançados oficialmente. Nunca escondi que eu era um desses beta testers (principalmente no Twitter e nas listas de discussão), como também sempre deixei claro que uma das condições para se ter acesso aos recursos era não divulga-lós antes do lançamento oficial.

Obviamente sei muito pouco sobre o que a equipe do Blogger está preparando, mas posso afirmar que alguns dos novos recursos (os que estou testando, pelo menos) serão bastante interessantes, principalmente para os usuários iniciantes ou pouco familiarizados com a plataforma. Tudo indica (e agora estou dando um chute) que o Blogger ficará cada vez mais integrado com outros serviços do Google.

E antes que me perguntem: eu não sei eles pretendem lançar um novo formulário de comentários.

Porque o Google não libera as novas funcionalidades do Blogger para meta blogueiros?

Estava discutindo sobre este assunto no Twitter com o Marcos Lemos, a Juliana Sardinha e a Mary Guimarães e a única resposta que posso dar é: não sei.

Até onde sei, o único motivo para ser escolhido como beta tester era o fato de, sempre que possível, ajudar outros usuários da plataforma nos fóruns oficiais do Google.

No entanto, graças a estudar Computação e trabalhar na área de desenvolvimento de software, posso entender porque não seria interessante liberar os novos recursos para meta blogueiros.

Colocar usuários reais para testar uma ferramenta é o tipo de coisa que se faz quando queremos testar a usabilidade da mesma. Quando você quer submeter uma nova ferramenta ou software a testes de usabilidade, não é correto concentrar os testes nos usuários mais avançados, pois estes terão uma maior facilidade de lidar com o objeto do teste. Os testes com usuários, devem ser focados sempre no usuário comum, que é aquele que será capaz de apontar as falhas de usabilidade que a equipe de desenvolvimento e a equipe de testes não descobriram; que terá dificuldade de usar algum recurso da ferramenta porque a forma como deve faze-lo não não está suficientemente clara.

Pode parecer mais interessantes colocar usuários avançados para fazer os testes, mas para este tipo de coisa, existem equipes profissionais dentro das empresas de desenvolvimento, e o Google não deve ser uma exceção.


Agora é esperar para ver se o Google vai mesmo implementar os recursos sugeridos pelos usuários e, independente dos problemas que tivemos com o Blogger nos últimos meses, não pretendo tirar meu blog daqui tão cedo e nem abandonar o subdomínio blogspot.

3 comentários:

  1. Interessante sua colocação de que os usuários comuns é que são os melhores "testadores", por serem mais simples suas perguntas/dúvidas, o que realmente indica que algo não está bem colocado; Não fora assim, não existiriam, ainda hoje, com 10 anos de Blogger, tantos posts ensinando a fazer um simples backup de template.

    Nunca havia pensado sobre isso! #fato

    Belo artigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu artigo. Concordo completamente.
    O novo recurso que eu mais espero é realmente o novo formulário de comentários baseado no Friend Connect. Já passou da hora de o Google fazer o FC fazer valer no Blogger (há meses já existe o Plug-in de comentários pra WordPress).

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo comentário @Inácio, realmente o Blogger já tem dez anos mas todo dia chegam novos usuários buscando uma plataforma que seja fácil de usar para publicar seus blogs.

    @sérgio, o recurso que eu mais espero é a possibilidade de armazenar arquivos no Blogger, principalmente os scripts.

    ResponderExcluir