21 de set de 2009

Sapiranga Digital entra em funcionamento


Informações, dúvidas  e para entrar em contato visite o site oficial do Sapiranga Digital em http://www.sapirangadigital.net.br/

Este blog não possui nenhuma ligação direta com o projeto

Já tinha falado sobre o Sapiranga Digital aqui e aqui, mas para quem não sabe – e muita gente não sabe o que se passa nessa pequena cidade gaúcha – o projeto que pretende levar conexão a internet a pessoas de baixa renda foi lançado no último sábado (09/09) e abriu as suas inscrições nesta segunda-feira (21/09)

Recebi sexta-feira o seguinte comentário no blog:

Sábado dia 19/09 ocorre a inauguração do projeto! O cadastro se dará a partir de segunda-feira, mediante assinatura do termo de uso, comprovante de endereço e CPF.
Lembrando que o acesso é GRATIS, priorizando cidadãos de baixa renda e limitado a 20KB/s...
Assim os provedores terão margem mais que suficiente para vender seus serviços.
A proposta não visa a concorrência, mas a inclusão digital.
Cordialmente, CPD de Sapiranga.
\m/

Ou seja, quem quiser já pode se cadastrar para receber os sinal pelo site Sapiranga Digital - que aliás ficou muito bem feito.

Apesar de no texto acima ter sido indicado que a velocidade oferecida seria de 20KB/s, no site da prefeitura a velocidade oferecida é de 300 KBPs por estação, que seria dividida entre quem estiver conectado - e agora eu me perdi nas nomenclaturas.

Hoje (21/09), recebi o comentário do senhor Henrique Korndorfer neste post:

Pois é, galera. Há mais de um ano que este post foi aberto no blog! Tivemos muito trabalho nesse período: pesquisas, testes de banco de dados, qualidade de acesso, licitações revogadas... Mas valeu a pena! O projeto está lançado e o cadastramento é na Praça da Bandeira, sala 3. Maiores dúvidas favor acessar o site do projeto.
Quem ainda não tem cadastro, mas tem o sinal de rádio, pode acessar os serviços da Prefeitura na Internet: www.sapiranga.rs.gov.br e www.sapirangadigital.net.br

Não tenho muito o que falar do projeto, até porque ainda não tenho muitas informações sobre o mesmo, mas queria dar os parabéns ao diretor de Informática da Prefeitura de Sapiranga, Ezequiel Fonseca, e aos idealizadores do projeto, dos quais não disponho de todos os nomes.

Com certeza alguns críticos podem alegar que os 150 mil gastos na implementação do mesmo poderiam ser melhores aplicados em outras áreas ou problemas que precisam ser solucionados em Sapiranga; pessoalmente acredito que Sapiranga está muito a frente de outras cidades no que tange a infra-estrutura pública; não discordo que existem vários pontos que deveriam receber mais atenção, mas isso não desmerece o projeto, até porque ele garantirá mais do que acesso a internet a população de baixa renda, mas garantirá acesso a informação e a socialização através da rede – e digo isso mesmo não sendo muito simpático nem a situação e muito menos a oposição sapiranguense.

Espero que os administradores da rede sejam efetivos em implementar os devidos bloqueios, pois sem nenhum controle, o mal uso da rede é quase óbvio.

Quem quiser se cadastrar para receber o sinal de internet deve se dirigir a Praça da Bandeira, sala 3 e não se esqueçam de acessar o http://www.sapirangadigital.net.br/ para conferir todas as informações pertinentes ao projeto.

2 comentários:

  1. Que bom que hoje seu discurso é outro. Há um tempo atrás você duvidava da nossa credibilidade do projeto.
    É isso que nos incentiva à estar sempre trabalhando para melhorar cada vez mais.
    Belo post e aproveite e difunda cada vez mais o Sapiranga Digital.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Realmente Sidnei, o lançamento do projeto próximo as eleições me deixou bastante desconfiado no principio; mas agora percebo que se tratava de um projeto sério.

    Espero que vocês obtenham sucesso em todas as fases de implantação daqui para frente.

    ResponderExcluir