2 de fev de 2010

Os 'blogueiros relevantes' e o CyberBullying


Que a Twittess está no BBB quase todo mundo já sabe, que ela usa script todo mundo também sabe - todo mundo também sabe que a Rosana já usou script, mas ninguém costuma tocar muito nesse assunto.

Que o hype do momento no Twitter e em alguns blogs é atacar a Twittess todo mundo também sabe. O que talvez alguns não saibam, eu incluso entre estes, é porque os ataques a moça tem sido tão ferozes.

A Rosana transformou a conta dela no Twitter num canhão de ataques a Twittess, de cada dez tweets mais ou menos, um é um ataque ou uma espetada na moça. O Cardoso, que adora torcer palavras e fatos para validar a opinião dele - já até chamei ele de Michael Moore, só não lembro porque -, a cada dia dedica mais tempo a secar a fama da guria; já o Felipe Neto está até pedindo desculpas porque ele acha que o sucesso da Twittes é culpa de alguma espécie de liga de blogueiros da resistência da qual ele faz parte - devidamente trollado por mim nos comentários.

Eu não sigo nenhuma dessas pessoas, e com exceção do Contraditorium, não leio quase nada que elas publicam, mas os ataques constantes contra a Twittess proferidos por eles sempre chegam a mim, principalmente através de RTs no Twitter. Eles não são os únicos, claro, mas tem servido de musas inspiradoras para outros atacantes, então não vejo motivos para não citar os nomes deles.

Talvez eu nem devesse estar falando desse assunto, já que eu não acompanho o BBB e talvez a Twittess seja um monstro que merece todo o nosso desprezo, mas independente de como for, o que estão fazendo com ela já ultrapassou os limites da brincadeira e se transformou em CyberBullying.

CyberBullying basicamente é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem [fonte:wikipedia].

O CyberBullying é uma coisa tão seria quanto o próprio Bulling, pois da mesma forma que este, pode prejudicar e desestabilizar uma pessoa emocional ou mentalmente. O CyberBullying é uma forma de ataque desprezível, muito comum entre os stalkers e é justamente isso que esses blogueiros estão fazendo.

cyber-bully Não vou perder o meu tempo defendendo a Twittess, ela para mim é quase que completamente irrelevante, da mesma forma que a Rosana, o Cardoso e o Felipe Neto são irrelevantes para 99,99% das pessoas que conheço (mas eu conheço bastante gente, é claro).

Eu quero mesmo é atacar a baixeza como alguns tem se comportado, se deixando influenciar pelos 'blogueiros relevantes' citados acima. Tratar os outros como gostaríamos de ser tratados fica lindo como frase para colocar na Bio do Twitter ou para ser retweetada, mas levar o ditado realmente a sério já é outra história.

Não acho errado ‘falar mal‘ ou criticar aqueles que se colocam em evidência por vontade própria, mas ofender, atacar e denegrir alguém gratuitamente já é outra história.

Enquanto escrevo este post, sou informado que a Twittess está para sair da casa hoje (02/02). Provavelmente aqui fora tem muito trabalho e dinheiro esperando por ela. E para os adoradores dos ‘blogueiros relevantes’  e similares aqui citados, fica o recado: o Boninho e a Globo devem pagar um valor bem mais alto por um boquete do que seus ídolos da blogosfera.

8 comentários:

  1. Pois é...

    Via de regra eu não comento sobre intrigas internéticas, me dão preguiça e eu tento não ligar a mínima. Idem para Big Brother. Mas eu também sinto a mesma coisa com relação ao assunto, mais ou menos alguns detalhes...

    Enfim, o post ficou menos... sei lá, agressivo do que eu esperava com aquela propaganda. Mas acho que isso não tem nada a ver com o tópico, então fico por aqui. =P

    ResponderExcluir
  2. O mais engraçado é ver que quase todos que dão o RT nos "grandes blogueiros" nunca sequer viu algo a respeito da Tessália, mas porque o Cardoso e alguns outros tem uma rixa mortal com a moça, acham que tem que tomar as dores.
    Você fazer brincadeiras e piadinhas é uma coisa, mas isso que estão fazendo, tens toda razão, é Bullying sim.
    Até falei ontem no Twitter que queria ver se rolasse processos contra essas pessoas. Como será que iam se defender? Apagando o que disseram?

    ResponderExcluir
  3. Bruno, eu achei que o post ficou agressivo na medida que eu queria; como eu disse no Twitter, não sou muito de ofender, meu perfil é mais o de um cara apaziguador. Também não comento muito sobre intrigas porque geralmente não tomo conhecimento delas, este caso foi uma exceção. Thanks pelo comentário.

    Xavier, não acho que esse pessoal se preocupe muito em ser processado, afinal de contas, a guria responde todas as criticas com um sorriso ou uma careta ou nem dá bola mesmo.

    E mais uma palavra Iara: despeito.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei quem é a Twittess.
    Eu não assisto o BBB.
    Eu não tenho Twitter.
    Eu SOU muito feliz por essa "ignorância"...

    =)

    ResponderExcluir
  5. olá teilor, vi que voce domina as atividades proporcionadas pelo blog, estou a ter problemas de postagem, podes me ajudar?
    grato
    GV
    bonsaipiratini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, você pode postar sua dúvidas no fórum do Blogger; eu e outros usuários um pouco mais 'avançados' estamos lá para ajudar outros blogueiros com suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. ah, eu sempre atrasada, que saco! eu poderia escrever um post sobre isso, mas me dá uma preguiça tão grande estas infantilidades dos 'relevantes'. sério, relevante pra mosca é o cocô do cachorro, esse papo de relevância me dá até asco de tão tosco que é. e dai que alguém usa script? quando surgiu essa idéia - eu que sou meio lerda - entendi que o script arrebanhava seguidores automaticamente e achei uma coisa meio besta mesmo. Depois é que entendi que você segue automaticamente os outros e segue de volta quem quer. e qual o problema disso? ninguém é coagido a seguir de volta, então...lhufas.
    Agora sobre a Twittess...eu não seguia mas já havia pescado a implicância dos 'relevântes' (ai, meu saco) com ela. Quando entrou no BBB o que eu vi foi uma moça que dormia muito, fazia caretas, namorava e era da turma do 'eu sozinho'. eu sou uma pessoa de riso fácil, aprecio o humor 'saudável' e me divirto com algumas coisas. mas quando tudo descambou para uma agressão absurda, um verdadeiro linchamento, fiquei horrorizada. que é que é isso? ainda hoje tem pessoas que passam o dia escrevendo barbaridades para ela! eu não entendo o que motiva alguém a sentir prazer em agredir e esculhambar outra pessoa desta maneira. fico horrorizada, sério. nojo das mensagens que li endereçadas a garota. nojo mesmo. e sabe o que eu mais adorei nisso tudo? o que mais eu adorei foi que todos estavam crentes que ela cortaria os pulsos ou se mudaria para a Sibéria mas...a garota é valente demais e agiu como se nada fosse. voltou para o Twitter na maior, continua simpática com todos e não destrata ninguém. em nenhum momento se fez de vitima, em nenhum momento se desculpou (e não tem pq). Eu gostei tanto da reação dela que até passei a segui-la. antes a Twittes que os 'relevantes'. nenhuma paciência com estas coisas. nenhuma.

    ResponderExcluir