16 de mai de 2010

Flash Forward : assisto e recomendo

Este blog anda muito parado, não tenho tido muito tempo para brincar de ser blogueiro ultimamente, então vou começar uma nova 'coluna' aqui para escrever sobre seriados, já que assisti-los tem sido um dos meus passatempos mais usuais quando tenho uma folga - o que é bem raro.

E começo hoje falando sobre Flash Forward.

No dia 6 de outubro de 2009 todas as pessoas do mundo simplesmente apagaram por exatamente 2 minutos e 17 segundos; enquanto essas pessoas estavam desmaiadas puderam ter um vislumbre do seu futuro, mais exatamente um vislumbre do dia 29 de abril de 2010. Obviamente os 2 minutos e 17 segundos foram suficientes para causar uma enorme catástrofe global; muitas pessoas morreram, muitas outras ficaram feridas e quem sobreviveu acordou com o caos ao redor de si sem saber de imediato o que havia acontecido. As 'visões' do futuro receberam o nome de Flash Forwards e se você assistir o seriado vai ouvir muito a frase 'In my flash forward...'

O FBI quer saber como o Apagão aconteceu, porque aconteceu e quem foi ou quem foram os culpados por ele. As principais pistas são os próprios flash forwards, principalmente o do agente Mark Benford, que se viu investigando o caso em seu escritório no dia 29 de abril.

Essa premissa simplesmente absurda e até mesmo boba dá inicio a um dos melhores seriados de ação/mistério que eu já vi nos últimos anos. 

A série nos faz imaginar o que faríamos se de repente pudéssemos saber o nosso futuro, onde estaríamos em seis meses, quem seríamos. A série também nos faz pensar na questão do livre arbítrio e até que ponto nossas escolhas são responsáveis pelo nosso futuro. Aliás, a questão do livre arbítrio e levantado a todo momento na série e se torna uma preocupação constante dos personagens.

Os mistérios que precisam ser desvendados ao longo da trama, as revelações que nos tiram o folego em alguns momentos, a veracidade dos agentes e do escritório do FBI – assisti Frasier esses dias e até me senti desconfortável com os agentes do FBI totalmente irreais – todos esses aspectos e muitos outros tornam o seriado altamente apreciável.

Infelizmente o canal ABC parece estar querendo cancelar a série e provavelmente fará o anúncio oficial na próxima Terça (18/05). Espero que o eminente cancelamento não force os produtores e roteiristas a fazerem um final medíocre para série, que já deu pistas de ter muita história para contar se lhe for permitido ter o tempo necessário para tal.

Abaixo um vídeo promo da série:

Se você estiver procurando um bom seriado com ação e mistério, recomendo fortemente Flash Forward.

----
Assim que arrumar um tempo escrevo sobre outros seriados que estou assistindo ou já assisti, e se você tiver algum para me recomendar não se acanhe de coloca-lo nos comentários.

Um comentário: